50 anos defendendo os agricultores

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Farroupilha comemora aniversário no próximo dia 26 de abril

Renato Dalzochio Jr.

No próximo dia 26 de abril, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Farroupilha comemora 50 anos de fundação. Segundo o atual Presidente, Eduardo Piaia, a celebração geralmente ocorre no mês de março, porém, este ano será feita no mês de abril, não somente por ser o mês de aniversário, mas também por conta das reformas que a sede da entidade recebeu.

Na programação das atividades comemorativas, que inclui também o Dia da Mulher, está uma Palestra Show, chamada Aliviando a Bagagem, ministrada por Edgar Salvi, o Marreta. O evento será na tarde desta sexta-feira, dia 13, às 14h, na sede da entidade, localizada na Rua Coronel Pena de Moraes, 765, no centro da cidade. Após a palestra, haverá confraternização por volta das 16h.

Já na próxima terça-feira, dia 17, às 18h, a entidade será homenageada na Câmara Municipal de Vereadores. Para encerrar, no dia 26, ocorre a celebração dos 50 anos de fundação do sindicato, novamente na sede da entidade. Neste evento haverá ato solene às 18h30, seguido por uma apresentação artística às 19h30, e o encerramento com um coquetel às 20h30.

O Presidente Eduardo Piaia comenta sobre a importância da entidade para a agricultura e para o município. Nossa principal função é representar e defender os interesses dos agricultores no nosso município. É um momento para refletir sobre o papel da entidade aqui em Farroupilha e sobre os desafios da agricultura familiar. Já avançamos em muitas coisas, mas ainda temos muitos desafios para superar.

História do Sindicato

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Farroupilha foi fundado no dia 26 de abril de 1962 e organizado com a participação de agricultores de todo o município, com o objetivo de juntos reivindicarem, lutarem e trabalharem por preços justos e melhores condições de vida. O Sindicato de Farroupilha sempre esteve junto na luta pela democratização do país. Na constituição de 1988 lutou, juntamente com os demais sindicatos, pelo reconhecimento da mulher agricultora, garantindo aposentadoria para a trabalhadora e o trabalhador rural. Seus associados participaram efetivamente na luta por um sistema de saúde digno e para todos.

Trabalhou e trabalha incansavelmente pela viabilidade da agricultura e pela garantia da qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Assim como os agricultores buscam a união e o trabalho em conjunto, através dos sindicatos, estes têm a regional sindical com a organização que engloba todos os sindicatos de trabalhadores rurais da região da Serra, seus ideais, conquistas, desafios e utopias, sempre com o objetivo de trabalhar em prol da família agricultora.