A renovação trazida pela Páscoa

Depois do preço pago na cruz, Jesus venceu a morte, ressuscitando no domingo de Páscoa para garantir que quem crê Nele tenha vida eterna ao seu lado. É tempo de espiritualidade, de renovação e esperança, todas as outras tradições da data vêm depois deste grande significado

O colorido dos ovos de chocolate – símbolos da nova vida – faz parte das celebrações cristãs. FOTO: Claudia Iembo

A pandemia tirou todo mundo das ruas e as comemorações das datas especiais ganharam versão diferente. Passados dois anos da luta da ciência contra o vírus, a imunização proporcionada pelas vacinas trouxe as pessoas de volta às participações presenciais, especialmente em celebrações de fé, como a Páscoa, que representa a ressurreição de Jesus. Por tudo isso, neste ano de 2022 o significado da renovação está ainda mais forte.
A semana santa começou no último domingo, que foi de Ramos, para lembrar a entrada de Jesus em Jerusalém. Na intensidade do que foi vivido por Ele, uma semana especial para relembrar o tríduo pascal, que são os três dias que antecedem o domingo de Páscoa: quinta-feira, sexta-feira e sábado santo, que marcam paixão, morte e ressurreição.
Para nós, cristãos, estes dias estão repletos de significados. Foi na quinta-feira que Jesus lavou os pés dos discípulos, em uma demonstração de servidão, como explica padre Ricardo Fontana, reitor do Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha. “Com a celebração do lava-pés, Jesus nos dá o testemunho profundo do que é o poder da igreja, o servir. Em meio esta celebração, Jesus senta com os discípulos e institui a eucaristia e ao mesmo tempo sente a dor da traição. Tendo celebrado a noite escura da quinta-feira para sexta-feira santa, Jesus é julgado e condenado à morte na cruz. Carrega a sua cruz até o Monte Calvário onde brutalmente e inocentemente foi assassinado”.
No santuário, a sexta-feira será de muitas ações. Durante o sábado de vigília pascal, uma coluna de cera virgem será acesa na entrada da igreja, o círio pascal que simboliza Deus, o princípio e o fim de tudo.
“Desejamos que você vivencie bem este tempo rico de espiritualidade, renove a sua vida, dê sentido ao seu viver e renove as suas esperanças porque Cristo ressuscitou, Cristo venceu a morte e com ele nós venceremos também”, diz Padre Ricardo.

Igreja Matriz
Na igreja Matriz, também acontecem as celebrações e o padre Paulo Gasparetto deixa sua mensagem aos fiéis. “Páscoa é tudo que é mais vida, mais justiça, mais amor; tudo que eleva e dignifica; tudo que faz ser mais gente e que humaniza; que supera a guerra e instaura o amor. Assim, Páscoa não é somente um dia, mas todos os dias que damos um passo para sermos melhores”.

Paróquia Jesus Bom Pastor
A programação das missas da Paróquia Jesus Bom Pastor, do bairro Santo Antônio, sob a responsabilidade do padre Joone Fachinelli, levará as celebrações especiais para as comunidades. “Com a Páscoa cristã celebramos a nova vida de fé, associamos as nossas cruzes à cruz de Jesus, que nos trouxe a certeza da eternidade para todos nós. Toda base da fé cristã está nisso”, enfatiza o religioso.

Chocolate e negócios

Cleni em ritmo de trabalho intenso para atender os pedidos. FOTO: Claudia Iebo

O ovo, como símbolo do renascimento, da vida latente, ganhou o título de item presenteável. A associação com a fertilidade esteve presente nos povos da antiguidade, mas foi no século XVII que confeiteiros franceses decidiram fabricar ovos de chocolate e decorar o seu interior com bombons. O costume fez sucesso e se consolidou durante o período da Páscoa.
Os ovos e o coelho faziam parte de antigos rituais germânicos e representavam divindades ligadas à ideia de fertilidade, como Ostara, deusa da primavera. Como a primavera é a estação do ano em que há uma espécie de “renascimento” da vegetação, após os invernos rigorosos da Europa, esses símbolos passaram a representar também a Ressurreição de Cristo.
A Páscoa é o melhor momento para as vendas do chocolate e os empreendedores deste setor estão otimistas com a data, já que ela representa para eles o maior volume de negócios. A expectativa geral é um aumento de vendas em relação ao ano passado, quando a pandemia trazia limitações ao comércio.
Para Maria Cleni Lopes Noll, proprietária da empresa Delícias e Sabores da Serra, a Páscoa é um período de trabalho intenso. “Os trabalhos começam em outubro e novembro com as compras. Nossa produção é artesanal e prezamos muito o fato de oferecer um chocolate com qualidade aos clientes, então começamos às 4h da manhã e vamos até meia-noite nesse ritmo”, conta mencionando a produção de 60 a 70 ovos de chocolate por dia.
Segundo ela, as Páscoas durante a pandemia também tiveram bons resultados. “Costumo dizer que vendo felicidade e a cada ano os resultados crescem e isso é muito gratificante porque trabalhar com chocolate é trabalhar com energia”, diz a empresária que há 17 anos lida com a delícia, apreciada no mundo inteiro.
Assim como Cleni, que constata os resultados dos bons negócios na Páscoa, diversos profissionais engrossam a renda com a produção de ovos de chocolate caseiros, afinal, as oportunidades não podem ser menosprezadas.
Nem elas, nem a fé que costumamos alimentar, por isso desejamos que a celebração espiritual, sempre doce e colorida com os presentes típicos da data, traga a renovação necessária para a continuidade da trajetória, lembrando sempre do que foi dito por Jesus: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

Feliz Páscoa!

Programação das missas

Santuário de Caravaggio

Quinta-feira, 14/04
9h30 – Missa do Crisma
19h – Missa do Lava-pés

Sexta-feira, 15/04
3h – Vigília com Cânticos de Taizé
9h – Via-sacra
15h – Celebração da Paixão e Procissão do Encontro

Sábado Santo,16/04
19h – Vigília Pascal

Domingo, 17/04
6h30, 8h, 10h, 11h, 14h, 15h, 16h e 17h – Missa no Santuário

Paróquia
de Caravaggio

Domingo de Páscoa
8h30 – Nossa Senhora das Dores
8h30 – São José
8h30 – São Tiago
8h30 – São Vitor e Carona
10h -Todos os Santos
10h –N. Senhora Monte Bérico
10h – Santa Juliana

Igreja Matriz

Quinta-feira, 14/4
20h – Missa na igreja Matriz

Sexta-feira, 15/04
15h – igreja Matriz
“Na sexta haverá procissão com três paradas: na frente do Hospital São Carlos, lembrando os doentes; entre as escolas do Estadual e Nossa Senhora de Lurdes, lembrando a Campanha da Fraternidade, que trata do tema da Educação, e na frente da igreja matriz, lembrando as pessoas que sofrem com a guerra e a violência”, acrescenta o padre.

Sábado, 16/04
15h – bairro São Luiz
16h – São Paulo da Cruz
17h – bairro Pio X
18h – igreja Matriz
18h30 – bairro São Francisco
19h30 – bairro São José
20h – bairro São Luiz

Domingo, 17/04
7h, 10h e 19h – Missa na Igreja Matriz

Paróquia Jesus Bom Pastor

Quinta-feira, 14/4
19h –igreja São João Batista, no bairro Primeiro de Maio.
Sexta-feira, 15/04
15h –igreja São João Batista, no bairro Primeiro de Maio.
16h30 – Encenação da paixão de Cristo no bairro Primeiro de maio.

Sábado, 16/4
15h30 – igreja Nossa Senhora das Graças, no bairro América
17h – igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Monte Pasqual.
19h – igreja São João Batista, no bairro Primeiro de Maio.

Domingo, 17/4
9h – igreja Nossa Senhora Consoladora, no bairro Industrial.
10h – igreja Santo Antônio,
no bairro Santo Antônio.

REPORTAGEM: Claudia Iembo