Academia Farroupilhense de Letras tem sede na UCS Farroupilha

Instituições falam da importância da parceria

Claudia Iembo
claudia@ofarroupilha.com.br

Neste fevereiro, a Academia Farroupilhense de Letras passou a ter sua sede dentro da Universidade de Caxias do Sul, campus Farroupilha. O convite partiu do diretor da instituição, professor Giancarlo Dal Bó, e foi recebido com alegria pelos membros da Academia. “Recebemos a notícia da disponibilidade de uma sala na UCS Farroupilha, com muita alegria e gratidão. Precisávamos de um local fixo para nossas reuniões, entre outras atividades que pretendemos desenvolver, como lançamento de livros e palestras. Ficamos imensamente gratos”, diz a presidente da AFL, Ivone Vendrúsculo.

“A parceria representa um marco significativo para a valorização da cultura, da educação e da literatura no município. Unindo a tradição acadêmica da UCS à riqueza intelectual da Academia, essa colaboração visa promover o desenvolvimento do pensamento crítico, da produção literária e do incentivo à leitura na comunidade local. Essa aliança simboliza o fortalecimento da cultura local e o reconhecimento da literatura como um pilar essencial para o desenvolvimento humano e social”, afirma o diretor da UCS em Farroupilha Giancarlo Dal Bó.

Dal Bó ainda assegura que ao estreitar laços com a AFL, o Campus de Farroupilha da UCS “reafirma seu compromisso com a educação integral, que vai além da formação técnica e profissional, contribuindo para a construção de uma sociedade mais reflexiva, crítica e criativa”. “A união dessas instituições permite a realização de eventos, debates, palestras e atividades voltadas ao estímulo da escrita, à reflexão sobre a literatura e ao fortalecimento da produção acadêmica e artística, além de fomentar o diálogo entre diferentes gerações, conectando estudantes, professores e escritores em um ambiente de aprendizado mútuo”, acrescenta.

Para a AFL, estar junto de uma universidade reveste-se de importância significativa. “Estaremos partilhando o conhecimento no meio acadêmico e incentivando os estudantes a explorar e colher frutos de seus talentos e habilidades. Ao utilizarmos dos recursos disponíveis e tudo aquilo que é produzido dentro da Universidade e da Academia de Letras, também somam-se inúmeros benefícios aos nossos escritores, que poderão contar com uma sede estruturada e inspiradora para, assim, irem além, perseverando na jornada da escrita e da difusão do conhecimento, que são nossos maiores objetivos. Somos agradecidos pela iniciativa da UCS e pelas novas oportunidades”, enfatiza Ivone.

Rifa

Os acadêmicos estão organizando uma rifa com o objetivo de angariar fundos para fazer frentes às despesas. O primeiro prêmio será um quadro (tinta sobre óleo) pintado à mão por Ivone Vendrúsculo e o segundo e terceiro prêmios, um kit de livros autorais dos membros fundadores da AFL. Quem tiver interesse em adquirir a rifa, ao preço de R$ 10,00 o número, pode contatar um membro da AFL ou pelo Instagram – @acadfarroupilhense. O sorteio acontece no dia 18 de abril, de forma online, pelo Instagram mencionado.