Afea comemora 40 anos exaltando passado, presente e futuro

Evento realizado no Clube do Comércio, na noite de 14 de setembro, reuniu nomes
importantes para a fundação da entidade, que é de extrema relevância para a cidade

Cláudia Iembo
claudia@ofarroupilha.com.br

.

A noite de 14 de setembro vai ficar marcada na memória de quem participou da comemoração, no Clube do Comércio, dos 40 anos da Associação Farroupilhense de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos (Afea). O 1º jantar-baile, patrocinado também pela Mútua, a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, festejou as quatro décadas de uma entidade que representa os profissionais destas áreas do conhecimento, não somente para a defesa dos seus interesses, mas também para a busca contínua do aperfeiçoamento dos serviços prestados a cada cidadão e à comunidade como um todo.

A Afea foi fundada em 11 de janeiro de 1984 e nasceu como Associação Farroupilhense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, posteriormente renomeada Associação Farroupilhense de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos. Mas é preciso voltar alguns anos para compreendermos seu surgimento.

No ano de 1978, alguns jovens finalizaram suas graduações no curso de engenharia e ingressaram no mercado da construção civil de nosso município. Estes novos engenheiros, Vitor Hugo Busetti, Fernando Oscar Fanton, Luiz Carlos Signori e Renato Ferrari Tartarotti, passaram a fazer companhia aos profissionais que aqui já atuavam, engenheiros Romano Piccoli, Paulo Afonso Schneider e Gerson Fattori, e o arquiteto Guerino Antonio Pasqual. O período compreendido entre o final dos anos 70 e o início dos anos 80 foi caracterizado por uma alteração significativa no mercado da construção em Farroupilha, com o advento de novos empreendimentos e a consequente ampliação da demanda neste ramo.

Aos poucos, outros jovens engenheiros e arquitetos saíram das universidades e se somaram a estes profissionais, reforçando a tendência de crescimento do mercado da construção. Foi neste cenário que o engenheiro Romano Piccoli percebeu a necessidade de congregar os profissionais, engenheiros, arquitetos e também agrônomos, por meio de uma associação de classe que objetivasse a organização, capacitação e valorização profissional. Além disso, esta entidade poderia participar de modo efetivo das discussões referentes às diversas demandas municipais que estavam relacionadas a esta área do conhecimento. Desta forma, chegamos à fundação da Afea, em 1984.

Na noite de comemoração, pela relevância histórica do momento, o secretário da reunião de fundação da entidade, o engenheiro civil Renato Ferrari Tartarotti, fez a leitura da ata número 1 da associação.

Ata de fundação

“Aos 11 dias do mês de janeiro de 1984, tendo por local o Restaurante Parque dos Pinheiros, ocorreu a reunião dos engenheiros, arquitetos e engenheiros agrônomos, com a finalidade de fundação de sua associação de classe, com a denominação de ‘Associação Farroupilhense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia’. Para dirigir os trabalhos ficou escolhido o engenheiro Paulo Afonso Schneider e para secretário da reunião o engenheiro Renato Ferrari Tartarotti. Em seguida o diretor dos trabalhos passou a palavra ao secretário de reunião, sendo que o mesmo efetuou a leitura das atas das reuniões de pré-fundação as quais após aprovadas e assinadas passarão a constar dos anais da associação. Após, foram apresentados aos presentes os estatutos previamente elaborados, sendo os mesmos aprovados por unanimidade. Passou-se pois à discussão do sistema eleitoral para a escolha do presidente e vice-presidente, ficando acertado que seria indicado por cada participante apenas um nome, sendo que o mais votado será o presidente e o segundo mais votado o vice-presidente. Aceito o sistema eleitoral, passou-se para a eleição, com voto secreto, sendo o resultado o seguinte: engenheiro Romano Piccoli, 14 votos; engenheiro Paulo Afonso Schneider, 5 votos; engenheiro Renato Ferrari Tartarotti, 4 votos. Com este resultado ficou eleito para ser o primeiro presidente da Associação Farroupilhense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – Afea, o engenheiro Romano Piccoli, tendo como vice-presidente o engenheiro Paulo Afonso Schneider. Desta maneira foram empossados os referidos mandatários, sendo que os demais cargos da diretoria, como sendo cargos de confiança, serão preenchidos posteriormente. Após tomar posse, falou o então presidente Romano Piccoli, o qual agradeceu a confiança nele depositada e o seu orgulho pessoal em ser um desejo seu, que era o da organização da classe em torno de uma associação, destacando a importância que a mesma virá a ter, não só à classe como também à comunidade farroupilhense. Em seguida falou o vice-presidente Paulo Afonso Schneider, o qual da mesma forma ressaltou o acontecimento e a importância do mesmo. Outro que se manifestou foi o engenheiro Gerson Fattori que falou da sua satisfação por estar presente a este evento, pois o mesmo já havia participado de outras duas fundações de associações da classe em outros municípios, como também da importância da associação como entidade. Assim com o presidente e vice-presidente empossados e sem mais nada a tratar foi encerrada a reunião, a qual foi lavrada a presente ata, que após ser lida e aprovada será assinada pelo presidente, vice-presidente, secretário da reunião e demais presentes”.
Farroupilha, 11 de janeiro de 1984.”
O secretário da reunião de fundação da entidade, o engenheiro civil Renato Ferrari Tartarotti, fez a leitura da ata número 1 da associação.

Homenagens

A noite também homenageou aqueles que fotaleceram a associação, como o primeiro presidente da Afea: o engenheiro Romano Piccoli, o homem que vislumbrou a necessidade de se fundar uma entidade destinada aos engenheiros, arquitetos e agrônomos. Ele esteve envolvido na concepção e na execução de inúmeras construções em nossa cidade, inclusive na edificação do próprio Clube do Comércio, sendo o responsável pelo projeto estrutural e pela execução da obra.

Ele se empenhou para que os profissionais pudessem se organizar, se aprimorar e participar das discussões a respeito das demandas municipais que estivessem de alguma forma a eles relacionadas. Através do seu conhecimento e do seu desprendimento, sempre acolheu os colegas nos momentos de dificuldade, auxiliando na resolução de problemas ligados ao cálculo estrutural de qualquer situação. Como um verdadeiro mentor, ele não concedia a solução final, mas ajudava no desenvolvimento dos modelos matemáticos que levavam à solução do problema. Quem subiu ao palco para receber a homenagem ao pai foi o filho, Alexandre Piccoli.

Também foi homenageado o primeiro vice-presidente da Afea, Paulo Afonso Schneider e o primeiro-secretário, Renato Ferrari Tartarotti. A história da Afea se destaca pela dedicação de diversos profissionais que, ao buscar o melhor para a entidade, tornaram possível que ela alcançasse os 40 anos com toda esta relevância que possui para a comunidade. Hoje a sua diretoria é composta pelo presidente Deivid Argenta, vice-presidente Césio Verona Júnior, tesoureiro Alex Rodrigo Barros de Araujo, secretária Marta Cristina Galafassi e direitor de eventos Adriano Callegari. Muitos outros profissionais ocuparam estas posições em toda a história da associação.

Presenças

Além do presidente Romano Piccoli, do vice-presidente Paulo Afonso Schneider, e do secretário Renato Ferrari Tartarotti, outros profissionais estavam presentes nessa reunião, e foram muito importantes para a fundação da entidade:

Os engenheiros:

  • Fernando Oscar Fanton
  • Vitor Hugo Busetti
  • Vlademir Gasperin
  • Rudimar Dall’Onder
  • Fernando Farias Rovatti
  • Demétrio Cignachi
  • Carlos Eduardo Albert
  • Gilmar Signori
  • Luiz Carlos Signori
  • Roberto Miguel Cortelletti
  • Ademir Bortolosso
  • Ivan Canziani
  • Gerson Fattori
  • Roberto Antonio Bortolossi

E os arquitetos:

  • Rogério José Panis
  • Osvaldo Remigio Pontalti Filho
  • João Farias Rovatti
  • João Carlos Beltrami
  • Silvia Mary Cortelletti
  • Guerino Antonio Pasqual

Representando as diretorias anteriores, subiram ao palco para as homenagens entregues pelos atuais componentes da diretoria, os seguintes profissionais:

Carlos Edison Pasquale, Eduardo Pizoni, Césio Verona, Gilmar Signori, Demétrio Cignachi, Vitor Hugo Busetti, Fernando Oscar Fanton, Alex Gustavo Marques Gobbato, Renato Ferrari Tartarotti, Paulo de Castro, Paulo Afonso Schneider, Marciaelisa Busetti, Simone Mary Buscaino Mergener, Alexandre Piccoli (filho do primeiro presidente, Romano Piccoli) Gestão Atual: Deivid Argenta (presidente), Césio Verona Junior (vice-presidente), Alex Araujo (tesoureiro), Marta Galafassi (secretária)

  • Romano Piccoli
  • Vitor Hugo Busetti
  • Renato Ferrari Tartarotti
  • Guerino Antonio Pasqual
  • Demétrio Cignachi
  • Gilmar Signori
  • Fernando Oscar Fanton
  • Rogério José Panis
  • Elio Zanuzzi
  • Césio Verona
  • Gerson Fattori
  • Paulo Afonso Schneider
  • Carlos Edison Pasquale
  • Simone Mary Buscaino Mergener
  • Marciaelisa Busetti
  • Edson Tartarotti
  • Paulo de Castro
  • Leonardo Tartarotti Beltrami
  • Eduardo Pizoni
  • Alex Gustavo Marques Gobbato

A Afea hoje

Ao longo dos anos, a Afea tem se expandido e hoje, quatro décadas após a sua fundação, é composta por 120 associados, os quais continuam contando com a entidade para a defesa dos interesses da classe. Seus objetivos permanecem inalterados e a associação, além de servir como ponto central para a organização dos profissionais de engenharia, arquitetura e agronomia, segue vislumbrando a capacitação dos seus associados, através da promoção de cursos e palestras e por meio de subsídios no transporte aos eventos e feiras que ocorrem fora de nosso município.

A Afea sempre cumpriu e continua cumprindo seu papel de destaque nas discussões das demandas municipais relacionadas aos conhecimentos dos seus associados, com a participação nos debates em torno de projetos de leis ligados ao urbanismo e ao meio-ambiente e, principalmente, nas diversas revisões do Plano Diretor de Farroupilha. Além disso, a entidade possui participação ativa em 11 conselhos municipais, com conselheiros presentes nas discussões que envolvem a cidade, o meio-ambiente, o patrimônio histórico, artístico e cultural, o turismo e o trânsito, entre outros.

Presenças no evento

O discurso

As palavras de Argenta, o presidente da Afea para os anos de 2024/2025

Encerrando as homenagens, o atual presidente da Afea, o engenheiro civil Deivid Argenta, fez seu discurso antes do jantar-baile, seguido pelo show com o Trio Realce Bis.

O discurso, na íntegra:

“Senhoras e senhores, boa noite a todos!
É com imensa alegria e um profundo sentimento de gratidão que nos reunimos aqui hoje para celebrar os 40 anos da nossa querida Afea. Ao longo dessas quatro décadas, nossa associação tem sido um pilar de apoio e um motor de desenvolvimento para tantos profissionais da engenharia, arquitetura e agronomia.
Desde o nosso início, em 1984, temos trilhado um caminho de dedicação e sucesso. Com o apoio de cada associado, conquistamos marcos importantes, desde a construção de legislações fundamentais para o planejamento territorial da nossa cidade até a participação nos mais variados conselhos municipais, representando assim os anseios da comunidade, com base na técnica, na responsabilidade, na eficiência e na sustentabilidade. Cada passo dado foi um reflexo do empenho e da paixão que nossos membros têm pelas nossas profissões.
A Afea tem sido mais do que uma associação; tem sido uma comunidade vibrante, um espaço de aprendizado e uma fonte de inspiração. Tivemos a honra de ver nossos membros crescerem, se destacarem e contribuírem para o desenvolvimento da cidade de formas notáveis. Os inúmeros projetos nos campos privado e público são testemunhos do impacto positivo que conseguimos gerar.
Hoje, queremos expressar nossa sincera gratidão aos nossos fundadores, aos líderes que moldaram nossa trajetória, e a cada membro que fez parte dessa jornada. Vocês são a alma e o coração da Afea, e sem o seu esforço e dedicação, não estaríamos aqui celebrando este marco significativo.
Olhando para o futuro, estamos empolgados com as oportunidades que nos aguardam. Temos grandes planos para continuar inovando, ampliando nosso alcance e fortalecendo nosso papel na capacitação e na valorização de profissionais engajados com a nossa sociedade. Contamos com o entusiasmo e a participação de todos vocês para que possamos continuar a construir um legado de sucesso e transformação.
Em nome de toda a diretoria da Afea, agradeço a presença de cada um de vocês nesta noite especial. Vamos celebrar juntos, honrar nosso passado e olhar com otimismo para o futuro.
Parabéns à Afea pelos seus 40 anos de conquistas e sucesso. Que venham muitos mais! Muito obrigado!”.