Agradecimento pelo milagre da chuva

Realizada em Caravaggio todo dia 2 de fevereiro, a Romaria Votiva atrai centenas de fieis em razão do primeiro milagre coletivo ocorrido em 1889

Na próxima quinta-feira, dia 2 de fevereiro, o Santuário de Caravaggio recebe centenas de pessoas para a Romaria Votiva. O evento promete grande concentração de agricultores da região. Muitos deles se deslocam até o local de carreta para participar da procissão, logo após a missa. Os fiéis do interior aproveitam este encontro de fé para agradecer pela saúde, disposição e os bons resultados obtidos em suas colheitas.

E a 112ª Romaria Votiva já iniciou na última terça-feira com as novenas nas paróquias da região, sempre iniciando às 20h. Nesta sexta-feira, dia 27, com o tema O cuidado com a vida, a novena acontece na Paróquia Santo Antonio da Forqueta; sábado, 28, na Paróquia Santa Cruz de Nova Milano, com o tema Maria ama as coisas de Deus; domingo, 29, será em São Marcos, com o tema Maria embala o jovem; segunda, 30, será em Nova Roma do Sul, com o tema Ela consola a dor; terça-feira, em Pinto Bandeira, com o tema Lirio da Paz, cuida da criação; e dia 1º, quarta-feira, na Paróquia Jesus Ressuscitado, com o tema Peregrina entre os peregrinos. Na quinta-feira, dia da
Romaria, as Missas serão realizadas às 8h, 10h, 15h, 17h e 19h.

Segundo a tradição – conforme se conta de pai para filho – teria acontecido no dia 2 de fevereiro de 1889 o primeiro milagre coletivo de Nossa Senhora de Caravaggio, junto à comunidade de Linha Palmeiro. Naquele ano, uma forte e prolongada estiagem castigava a região, arruinando as plantações, fazendo secar poços e baixando o nível dos rios e riachos. Durante seis meses pouco ou quase nada choveu e o desespero era geral entre as famílias.

Foi então que os colonos se uniram em uma grande procissão levando à frente a imagem da Imaculada. Naquele dia choveu torrencialmente e desde então o milagre é relembrado nesta romaria sempre dia 2 de fevereiro.