Analisando a relação com a comunidade
Em Agosto do ano passado, a Farroupilha Ambiental, empresa responsável pela coleta de resíduos e pela limpeza urbana da cidade,
Em Agosto do ano passado, a Farroupilha Ambiental, empresa responsável pela coleta de resíduos e pela limpeza urbana da cidade, lançou o canal de comunicação Você pergunta, a Farroupilha Ambiental responde. O serviço permite que a comunidade esclareça dúvidas e envie sugestões e reclamações quanto à coleta de lixo e varrição na cidade. O serviço atende pelo telefone (54) 3533-4321, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 18h, ou ainda pelo site www.tudolimpo.com.br
Cinco meses depois, a Pró-Ativa Comunicação, empresa responsável pela comunicação do Grupo Solvi, composto por empresas especializadas em processos de coleta, varrição e triagem de resíduos, no qual a Farroupilha Ambiental está inserida, realizou uma ouvidoria ente os colaboradores da empresa farroupilhense, para avaliar o novo serviço. A ouvidoria aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 25, na sede da Farroupilha Ambiental, no bairro América.
O que seria desta cidade sem o trabalho de vocês? Provavelmente se transformaria em um grande depósito de lixo, cheio de ratos e moscas. Esta cidade precisa reconhecer que vocês, trabalhadores da Farroupilha Ambiental, fazem a diferença, porque é através deste trabalho digno que vocês tiram seu sustento e sustentam suas famílias, disse Roberto Lange, da Pró-Ativa, se referindo aos colaboradores presentes.
Durante a ouvidoria, além de mostrar os dados destes cinco meses de trabalho, Roberto também apresentou as dúvidas mais freqüentes da população e orientou os colaboradores sobre qual resposta dar para cada questionamento. Entre os questionamentos mais atendidos estão os dias e horários de coleta do lixo, para onde vai o lixo hospitalar, quem- recolhe galhos e podas, animais mortos, sofá velho, lâmpadas fluorescentes, materiais de construção e para onde vão filtros de óleo.
Cada rua e/ou bairro possui horários e dias específicos de coleta e está tudo disponibilizado no site tudolimpo. Animais mortos e sofá velho é a Farroupilha Ambiental quem recolhe. Lixo hospitalar é recolhido por empresas particulares, lâmpadas fluorescentes devem ser devolvidas na empresa onde a pessoa comprou, e nestes dois itens a Secretaria do Meio Ambiente fiscaliza e tira dúvidas. O mesmo vale para os filtros de óleo. Já galhos e podas e materiais de construção a Secretaria de Obras recolhe e fiscaliza. A comunidade não é obrigada a saber dessas coisas. Vocês é que devem educá-los. E quando as pessoas acionarem o serviço para esclarecer dúvidas e dar sugestões ou fazer reclamações, peçam que elas também avaliem e dêem uma nota para o trabalho de vocês. Só assim vocês poderão se aprimorar cada vez mais, explicou Roberto.
Segundo Roberto, esta foi uma ação de endomarketing, já que os colaboradores também passaram por um treinamento, porque a partir de agora, o serviço passa por uma nova fase, onde os funcionários também poderão contribuir com suas dúvidas, reclamações e sugestões.