Ruas do bairro Monte Verde serão asfaltadas em março

Rua Valter Tolossi Corrêa, principal via de acesso ao bairro, será a primeira a receber o benefício

Valnir Peralta

Na última terça-feira, dia 24, ocorreu na Prefeitura uma reunião com uma comissão de moradores da rua Valter Tolossi Corrêa e do bairro Monte Verde. Segundo Maria Mello, que lidera a comissão de reivindicação, o grupo presente na reunião era composto por 14 moradores. Além do prefeito Ademir Baretta, esteve presente na reunião o secretário de Educação, Bolívar Pasqual e o secretário de Obras, Arielson Arsego.

Os moradores se reuniram com a administração municipal para tratar sobre a questão da rua Valter Tolossi Corrêa, que é uma antiga reivindicação daquela comunidade. Segundo Maria, ficou acertado que as obras devem começar no final de fevereiro ou início de março. Pela urgência da obra, foi explicado que será feito um verdadeiro “arrastão” para que seja concluída no mínimo tempo possível, talvez em uma semana. Após esta primeira fase das obras, todas as ruas do bairro Monte Verde deverão receber asfaltamento.

Para a líder comunitária, a reunião foi muito produtiva. “O grupo ficou satisfeito e agradecido com a resposta e a disposição da administração municipal em resolver o problema daquela comunidade”, conta Maria.

Ela ressalta que esta conquista é fruto de muito esforço e trabalho de todos os moradores que se engajaram neste movimento. “A reivindicação não é apenas para mim, mas é para toda a comunidade. Esta obra, sem dúvida, vai aumentar muito a qualidade de vida dos moradores do bairro”, comemora Maria.

Neste sábado, 28, a administração municipal realiza uma reunião com os moradores do bairro Monte Verde para comunicar a toda a comunidade o asfaltamento de todas as ruas do bairro.

Administração municipal
Segundo o secretário de Obras, Arielson Arsego, foi realizada no dia 24, terça-feira, uma reunião com alguns moradores para explicar o que está sendo feito em relação às reivindicações sobre a situação da rua Valter Tolossi Corrêa. Arsego disse que não há uma data definida para o início das obras. Foi comunicado à comissão do bairro que a prefeitura optou pelo asfaltamento em vez de calçamento da rua Valter Tolossi Corrêa, tendo em vista a rapidez na execução da obra. O projeto já está pronto e foi encaminhado para licitação.

Entenda o caso
O jornal O Farroupilha publicou no dia 14 de outubro uma matéria referente à manifestação dos moradores do bairro Monte Verde.

A manifestação aconteceu no dia 7 de outubro, quando um grupo de moradores liderados pela moradora Maria Mello paralisou a Rua Valter Tolossi Corrêa por mais de duas horas. Na ocasião, o grupo exigia o asfaltamento ou até mesmo a construção de um calçamento e ampliação na largura da rua. Uma das reivindicações dos manifestantes era que a prefeitura ficasse responsável pelas despesas da obra, facilitando o pagamento aos moradores de forma parcelada.

A estrada é a principal via de acesso ao bairro, onde moram cerca de 150 famílias.

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos moradores é a quantidade de pó que invade as casas. Quando as ruas são patroladas e chove em seguida, o barro torna o local intransitável. Por causa disso o acesso ao bairro é muito ruim. O bairro tem duas vias de acesso, sendo que estão em péssimas condições.