Atitude Cidadã capacita professores

Projeto tem por objetivo formar professores da rede municipal de ensino sobre educação financeira

Não é segredo para ninguém que estamos passando por uma das mais contundentes crises dos últimos anos. Neste contexto o uso racional do dinheiro se torna ainda mais importante, independente da faixa etária que o cidadão se encontra.
Atenta a estes desafios, a Secretaria Municipal de Educação em parceria com o CDL Jovem e Sicredi realizou no início de outubro palestras sobre finanças com professores da educação infantil ao 9º ano da rede municipal de ensino levando informações, material e suporte para que os mesmos possam disseminar em sala de aula, para os estudantes do município, os temas relacionados a Educação fiscal, financeira e direitos do consumidor.
Na Educação Fiscal, Cristiano Soares, Disseminador do Programa de Educação fiscal do Rio Grande do Sul e membro do Grupo de Educação Fiscal, Financeira e dos Direitos do Consumidor de Farroupilha, abordou temas como a criação de cidadãos críticos capazes de entender como funciona o processo de geração de imposto e como este deve retornar para que seja investido em saúde, educação, infraestrutura e tudo que envolve o funcionamento da cidade.
Já em Educação Financeira, com a parceria do CDL Jovem e Sicredi, Fernanda De Cesaro, Rocheli Verona e Samuel Maikel Polli demonstraram de forma simples e prática o planejamento, organização e a aplicação de técnicas de controle dos gastos, bem como, a possibilidade da realização dos sonhos como compra de um imóvel, carro ou uma viagem de férias. Outra informação importante salientada pelos voluntários do CDL Jovem é que a falta deste planejamento econômico tem aumentado os índices de endividamento dos jovens pelas compras compulsivas.
Por fim, o Coordenador do PROCON Farroupilha, Ademir Vanni, explanou sobre os Direitos do consumidor, explicando como funciona as normas que regulam o processo de compra e venda de um bem.
Durante a capacitação os professores receberam o gibi Toni o Detetive do Consumidor desenvolvido em parceria com o Ministério Público Federal e o PROCON de farroupilha. O livreto traz de forma simples e objetiva, todas as informações relativas ao direito do consumir na hora da compra tanto de produtos em comércios físicos, vendedores de porta em porta, telefone e internet.
Ao todo foram capacitados mais de 300 professores. As ações ocorreram no Natfar – Núcleo de Apoio Tecnológico de Farroupilha, entre os dias 3 e 5 de outubro, com o suporte de Bárbara Luiza Reiter Gülden, Daniela Lazzarotto Ghidinie e Marcia Finimundi que fazem parte da construção e manutenção do Projeto Atitude Cidadã. O projeto conta com a parceria da Receita Estadual, departamento de Educação Fiscal do Estado do Rio Grande do Sul e OAB de Farroupilha.