Bairro Monte Pasqual busca soluções para suas demandas

Na segunda-feira, 05/06, o Monte Pasqual ganhou espaço na Câmara de Vereadores de Farroupilha, quando a presidente do bairro, Neuza Moro, apresentou as reivindicações da localidade

A presidente do bairro apresentou uma lista de reivindicações (abaixo), ressaltando alguns casos pontuais nos dez minutos de apresentação, como o asfaltamento do corredor de ônibus, construção de área de lazer, alargamento de ruas e a manutenção das escadarias e dos terrenos baldios.
Saindo da infraestrutura e caindo na educação, as solicitações são: a ampliação da escola Ilza Molina Martins com a construção de um refeitório e de novas salas de aula e a instalação de uma creche na comunidade.
“Representamos a população através da Associação de Moradores do Bairro e por isso devemos sempre estar nessa luta constante para deixar um bairro com melhoria nas ruas, na iluminação, na questão da saúde. Afinal, pagamos nossos impostos e queremos que o município retribua com a sua obrigação, essa é a contrapartida para termos um lugar bom para morar e viver”, relatou-nos Neuza que é a presidente do bairro há quatro anos.
O vereador Marcelo Broilo disse que construção do refeitório na escola citada já está em processo de liberação de recursos junto com o Governo Federal e para as demais reivindicações os vereadores buscarão intermediar as reivindicações junto à Administração Pública.

Necessidades do Bairro Monte Pasqual

  • Asfaltamento no corredor de ônibus – Ruas: Santo Ângelo, Santa Maria e João Fabro filho.
  • EMEF Ilza Molina Martins – Ampliação de salas de aula e refeitório.
  • Escola de Educação Infantil – “creche” – a conclusão para pleno funcionamento.
  • Melhorias nas escadarias do Bairro (rua José Maioli) – como corrimão, limpeza e iluminação.
  • Construção de uma praça para Lazer para as crianças e adultos. Uma praça com cancha de areia para as crianças e uma quadra de areia para esporte.
  • Limpeza dos terrenos.
  • Limpeza Áreas públicas, como, próximo a Caixa d’água, na Rua São Gabriel, perto da caixa pertence a CORSAN/ESTADO – o restante é do município a limpeza e manutenção, como também a poda de árvores, que têm o risco de cair sobre as casas próximas. (Os moradores fizeram protocolos e até a presente data não foram atendidos).
  • Fiscalização da Dengue – monitoramento da Secretaria da saúde mais intensa no bairro.
    -Posto de Saúde – UBS – ampliação da estrutura física da UAB/POSTO SAÚDE. Melhorias nas marcações consultas e exames, mais agilidade nas longas esperas por especialistas. Mais agentes de saúde, pois há ruas do bairro desassistidas.
  • Abertura da Rua Pedro Pasqual Filho, próximo à Rua Abramo Dalmolin, só tem meia pista, com o alargamento da rua (como prevê o Plano Diretor), viabilizaria a passagem de veículos maiores como ônibus de transporte urbano da cidade.
  • Ampliação de horários de ônibus urbanos e novas parada Monte Pasqual II e III.
  • Contêiner nas esquinas das ruas para colocarem o lixo seco/úmido/vidro, etc.
  • Fiscalizar animais abandonados nas ruas, punindo os proprietários de cachorros soltos. O Setor de proteção de animais, ao ser acionado pelos moradores, não atende as denúncias da comunidade.
  • Problema na travessia RS 122, saída do bairro /trevo de acesso do Bairro/sentido centro – RS 122, KM 61/62; (Estado/ Concessão), buscando uma solução urgente, redutor de velocidade ou alternativa, pois ocorrem acidentes no local.