Bom humor para enfrentar as adversidades da Educação em Farroupilha
De que maneira lidar com uma população que quer respostas imediatas na Educação? “Com muito trabalho e bom humor para encontrar motivação nas adversidades”. Esta é a conduta da secretária Elaine Giuliatto. Ano letivo prestes a começar, boa ocasião para conhecer mais da profissional que comanda a pasta no município

Demanda muito maior que a oferta. Esta equação, em se tratando da educação infantil em Farroupilha, também resulta em um tipo de aumento: o do descontentamento da população.
Todo o trabalho da Secretaria da Educação em incluir de uma só vez na rede pública as crianças de quatro a cinco nos ? conforme a lei 2796, de 2013 ? deixa de ganhar destaque diante do número de crianças de zero a três anos ue deveria receber atendimento nas escolas particulares e naquelas mantidas pela Fundação Nova Vicenza, parceira da prefeitura.
As vagas que nos foram ofertadas pelas escolas particulares e da Fundação, compramos todas. Hoje temos 564 alunos de zero a três anos matriculados na educação infantil com 100% de gratuidade e estamos trabalhando para atender mais, de forma gradativa.
Quem afirma é a mesma pessoa que também responde que gostaria que o poder público fosse a solução do problema de toda esta demanda, mas como isso não é possível no momento, é preciso contar com a colaboração, paciência e compreensão dos pais.
Elaine Giuliatto, a pedagoga que se especializou em educação às crianças especiais é a profissional que enfrenta as saias justas como Secretária da Educação com um sorriso no rosto e com a crença de que bom humor é fundamental no dia a dia. Se fosse diferente disso, não haveria como lidar com tantas adversidades quanto lidamos hoje, aposta.
Com o iminente início do ano letivo (as aulas se iniciam no próximo dia 24), a agenda da secretária está bastante agitada e ainda assim permite-se à pausa para explicar suas ações e deixar-se conhecer mais…
Confira a matéria completa na edição impressa desta sexta-feira.