Câmara celebra os 144 anos da Imigração Italiana

No Dia da Imigração Italiana, 20 de maio, representantes do Grupo Folclórico Nei Tempi del Filó e do Circulo Cultural ítalo-brasileiro explanaram na Câmara de Vereadores sobre o início da imigração italiana no RS e o desenvolvimento deixado pelo imigrantes no Estado.

Com a chegada dos primeiros italianos, em 1875, a história da imigração italiana estabeleceu-se no 4º Distrito de Farroupilha, Nova Milano. Conforme conta o presidente do grupo Nei Tempi del Filó, Leandro Adamatti, a primeira comida dos imigrantes era o pinhão, semente encontrada com facilidade na região. Com muito esforço, habitando casas com telhado de palha, os italianos deixaram um legado de povo trabalhador, além de sua cultura fraternal e religiosa.

A vinda dos italianos para o Brasil se deu pela falsa esperança de uma terra próspera. As causas da imigração italiana foram relatadas pela vice-presidente do Circulo Italo Brasileiro, Ortenila Trentin, que explicou que na época, a Itália apresentava um sistema feudal, impossibilitando que o italiano comum pudesse ser proprietário de áreas, mas essa possibilidade poderia existir no Brasil. A experiência do italiano no serviço rural garantiu sua sobrevivência nas Amércias.

No final da Sessão, o público presente celebrou o Dia da Imigração Italiana com cânticos folclóricos e uma farta mesas com produtos de origem italiana proporcionado pelo Nei Tempi del Filó.