Cancelas definitivamente para o alto
Hoje (31), às 9h, o Governador do Estado Tarso Genro levantou oficialmente as cancelas da Praça de pedágio de Farroupilha

Depois de um grande bate e volta, nesta sexta-feira (31) as cancelas da Praça de pedágio de Farroupilha foram finalmente erguidas. Em definitivo, até segunda ordem. O ato foi feito oficialmente pelo governador Tarso Genro, às 9h. O anúncio foi feito quarta-feira (29), às 16h, em entrevista coletiva no Galpão Crioulo do Palácio Piratini.
A ação foi possível após a derrubada, ainda na quarta-feira, pela 3ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF4), da segunda liminar que mantinha a Convias e a Sulvias como administradoras dos polos de pedágio de Caxias do Sul e Lajeado, respectivamente. Assim, as estradas estaduais passam a ficar sob a responsabilidade da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), e as federais, sob os cuidados da União (confira tabela abaixo). A primeira liminar foi derrubada no dia 21 de maio.
De acordo com o presidente da Associação dos Usuários das Rodovias Concedidas da Serra (Assurcon), Juarez Colombo, para comemorar esta vitória, será colocado próximo à Praça de pedágio de Farroupilha, um caminhão de som, onde toda a comunidade e também autoridades poderão se pronunciar sobre a abertura das cancelas. Além disso, um espaço devidamente organizado será preparado para aqueles que soltarão
foguetes. Para Colombo, apesar do empenho do governador esta é uma conquista alcançada por meio dos esforços da comunidade. Não foi vontade do governador, foi vontade da população, afirma. Com o fim desta luta, ele se diz feliz por ter alcançado este resultado junto com a população, que sempre mostrou o seu o descontentamento diante da cobrança da tarifa elevada do pedágio.
Confira a matéria completa na edição impressa desta sexta-feira.