Reforma administrativa quer tornar serviços públicos mais eficientes
Projeto de Lei 049/13 exclui alguns cargos efetivos e cria outros, agora, multifuncionais. Veja o que o governo Claiton quer alterar na composição e atribuições do funcionalismo

Em discussão na Câmara de Vereadores, o projeto de lei 049/13, que institui a Reforma Administrativa na prefeitura é um dos principais projetos do governo Claiton Gonçalves. O PL pretende tornar mais eficiente o serviço público ao mesmo tempo em que quer valorizar as habilidades individuais e coletivas, estimular a qualificação e permanência do servidor no serviço público e modernizar a estrutura administrativa.
Na primeira sessão para ser discutido, na última terça-feira, os professores compareceram em massa ao Plenário e fizeram valer a cautela na análise do projeto. O líder do governo, Paulo Dalsochio (PDT) solicitou que o projeto ficasse em primeira discussão, para que possa ser melhor analisado pelo Legislativo. A solicitação rendeu aplausos ao vereador, inicialmente hostilizado pelos servidores presentes por defender o projeto.
No decorrer da sessão extraordinária, os demais parlamentares demonstraram cautela quanto ao projeto de reforma. Vandré Fardin (PSB) destacou que alguns pontos do projeto podem ter ficado mal interpretados, como no caso das férias dos professores municipais. Já o petista Marcio Güilden reforçou a importância do projeto pela valorização do serviço público e destacou que é preciso implantar a Lei da Transparência em Farroupilha, nomeando servidores, funções e seus respectivos vencimentos.