Comemoração do trabalho desenvolvido e conquistas ao longo dos anos

AFEA completa 39 anos, destacando a marca de 100 profissionais associados, um feito que demonstra a participação e união de todos

A AFEA – Associação Farroupilhense de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos, é uma das entidades mais antigas e importantes do município, e no último dia 11 de janeiro, completou 39 anos. Ela nasceu com o objetivo de reunir profissionais e estudantes das áreas representadas para a discussão de assuntos de engenharia, arquitetura, meio ambiente, sustentabilidade, energia e demais temas relacionados da categoria.
Trata-se de uma associação civil de direito privado, de âmbito municipal, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria e sem vinculação político-partidária. A entidade reúne Arquitetos, Engenheiros de todas as modalidades de graduação, Agrônomos, bem como estudantes destas especialidades. Tem o objetivo de manter um fórum permanente e dinâmico de discussão dos assuntos pertinentes a áreas de engenharia, arquitetura, meio ambiente, sustentabilidade, energia, assuntos relacionados à municipalidade e a participação em eventos de interesse da categoria.
A AFEA teve como primeiro presidente o engenheiro Romano Piccoli, que muito contribuiu para o crescimento das categorias representadas no município. E, seguindo os fundamentos iniciais, a entidade permanece com sua atuação pautada na realização de conferências, seminários, reuniões técnicas, objetivando desenvolver e difundir os procedimentos técnicos. Participa de forma ativa no município com representantes nos seguintes Conselhos: COMTUR, COMAN, CONCIDADE, COMUT, COMPHAC, entre outros.
Além disto, as reuniões unem os profissionais em torno do exercício da profissão de forma responsável e ética, manifestando sempre a opinião da classe sobre eventuais atividades relacionadas às suas áreas.
Nos últimos anos tem trabalhado fortemente para acolher novos profissionais que entram no mercado de trabalho, servindo como um pilar norteador, proporcionando atividades de complementação técnica, networking e representação dos profissionais junto aos Conselhos Profissionais Regionais: CREA/RS e CAU/RS.

Em um bate-papo com o Jornal O Farroupilha, o presidente da entidade, Eng. Alex Gobbato, ressaltou o trabalho da AFEA, o comprometimento dos colegas e os objetivos da associação:

FOTO: Fabiano Vuelma

1) Qual o sentimento de estar liderando a entidade neste momento histórico?
Para mim é um momento de muita satisfação e alegria em poder vivenciar e liderar essa importante associação, juntamente com os demais membros da diretoria, e poder comemorar mais um ano de existência da entidade, que completa 39 anos em Farroupilha.

2) Quais são hoje os principais desafios dos profissionais ligados a entidade?
E quais categorias estão vinculadas com a AFEA?

Atualmente, os principais desafios da entidade têm sido, juntamente com os Conselhos em que atua, manter as atribuições das atividades profissionais, que em algumas ocasiões são alvos de movimentos que buscam desregulamentar as profissões, ou se apropriar de atividades dos profissionais de nível superior, bem como, retirada de direitos adquiridos, como o piso salarial profissional, o combate ao exercício ilegal das profissões, entre outros.
Tem-se buscado a cada dia melhorias para o exercício profissional, sendo através de desburocratizações de procedimentos de licenciamentos de edificações, ambientais, entre outros, até a busca efetiva da valorização profissional, além da demonstração da importância para a sociedade na contratação de profissionais legalmente habilitados que tragam segurança, eficiência e economia, para os diversos tipos de atividades econômicas existentes.
As categorias vinculadas a AFEA são das áreas de: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Engenharia de Segurança do Trabalho e Agrônomos.

3) A diretoria tem buscado benefícios para os associados. Pode citar porque hoje é importante estar associado à entidade?
Sim, a AFEA tem buscado sempre criar parcerias e benefícios para serem ofertados aos associados. Atualmente a entidade proporciona plano de saúde, certificação digital, descontos em plataforma de criação de sites, convênio com universidades, disponibilizando participação em programas de pós-graduação e cursos de aperfeiçoamento profissional, entre outros, com menores custos.
A importância em ser associado é ter a possibilidade de estar sempre por dentro de informações pertinentes as atividades profissionais, ser representado por uma entidade que defende os interesse dos associados, ter acesso a palestras e eventos técnicos proporcionados pela entidade, a criação de networking com outros profissionais e áreas técnicas e a participação em demais atividades realizadas pela associação.

4) Quais os próximos passos e o que a AFEA projeta para 2023?
Em 2023, a entidade esta focada em organizar eventos técnicos a nível municipal e regional, através de seminários e congressos, realizar palestras técnicas, buscar fechar novas parcerias de convênios com empresas e serviços agregando em novos benefícios aos associados. Além disso, irá seguir fortemente o trabalho de divulgação das ações da entidade, bem como a busca pelo ingresso de novos associados.
A associação irá, ainda em 2023, atuar ativamente através dos seus representantes nos diversos Conselhos Municipais em que participa.

5) Considerações e manifestações para a comunidade em relação ao trabalho que está sendo desenvolvido?
A AFEA tem historicamente trabalhado não apenas em prol de melhorias, representação e defesa das atividades profissionais, mas também trabalhado com muito afinco para o desenvolvimento e crescimento sustentável da cidade de Farroupilha. Isso, através de sua participação ativa e efetiva nos diversos Conselhos Municipais, no auxilio aos Poderes Legislativo, Executivo, Judiciário e demais órgãos públicos no município.

REPORTAGEM: Adriana Lins