Conscientização que gera negócios
Empresas apostam em nichos de mercado para ganhar dinheiro sem descuidar do meio ambiente, desenvolvendo produtos e serviços ecológicos
É nítido que ainda falta muita iniciativa governamental para que as empresas se preocupem com a sustentabilidade, mas enquanto isso não acontece, empresários geram novos negócios voltados exclusivamente à preservação ambiental. Desta forma, a demanda ainda é atendida por nichos de mercado.
A empresa Móveis Miorelli é uma delas. Localizada na Rodovia dos Romeiros, nº 30, bairro Bela Vista, há um ano e meio vem comercializando um novo produto: lenhas ecológicas. Segundo o diretor da empresa, Charles Valério Bazzo, a ideia veio de pesquisas por novos produtos e pela percepção da demanda. “Sempre gostei de lidar com essa parte da ecologia. Desde que ingressei no escotismo em 1976, aprendi a respeitar a natureza fazendo a minha parte conscientemente e transmitindo isso para o próximo. Assim, a corrente vai aumentando cada vez mais”, explica Bazzo.
No bairro São Luiz, na rua Papa João XXIII, nº 540, há cerca de três meses localiza-se a 2R Lavacar. A empresa faz serviço de lavagem de carros sem a utilização de água. O ramo é ainda novo e por isso muitas pessoas têm dúvidas a respeito de como funciona. Roberto dos Reis, diretor da empresa, explica que escolheu este ramo de trabalho pela possibilidade de crescimento no mercado. A ideia surgiu por pesquisas e visitas às cidades vizinhas
que já tinham este tipo de lavagem, como Passo Fundo. Segundo Reis, o ramo ainda não é rentável, mas há muita curiosidade pelo processo de trabalho. “Acredito que as pessoas da região ainda não usam muito do serviço que ofereço, por questão de cultura. Muitas não veem a falta de água como algo importante até que afete a si próprio”, analisa Reis.
Veja a matéria completa na edição impressa desta sexta.