Cresce o descaso com animais abandonados
Conforme presidente da ARCCA, Carla Dal Magro,
medidas urgentes precisam ser tomadas na cidade,
caso contrário situação de animais abandonados
ou mal-tratados pode se tornar caótica
A ARCCA (Associação Regional de Conscientização e Cuidados aos Animais), tem o trabalho de auxiliar a região quanto aos cuidados com cães e gatos, como alimentação, tratamento e até mesmo doações de filhotes. O objetivo, não é o recolhimento dos animais, até porque a associação não possui sede para abrigá-los, mas o apoio da comunidade para diminuir o número de abandonos.
Carla Dal Magro, presidente da associação, revela a preocupação com o assunto, pois a ARCCA não recebe muito apoio do poder público e nem da população e, no entanto, o número de animais abandonados vem aumentando significativamente.
Ouço absurdos por parte da população. Algumas pessoas me procuram para dizer que seus animais cresceram muito ou estão dando muitos gastos, inclusive pessoas que compram animais de raça. Se não for cuidar, não adote, enfatiza Carla.
A presidente também menciona que não vê a criação de um canil para a cidade como solução, até mesmo por trazer muitos custos. Como medida preventiva, sugeriu a criação de um consultório especializado nas castrações. Este também é o principal propósito da ARCCA, que contribui com 50% do valor para pessoas carentes poderem realizá-la aos seus animais.
Segundo Carla, a proposta já apresentada ao poder público e ainda não teve resultado. Não vejo preocupação com o assunto por parte de nossos representantes políticos, salienta.
Trabalho árduo
A única clínica veterinária da cidade que trabalha junto à associação é a Toca dos Bichos, sendo que todas as clínicas receberam pedido formalizado para atender a associação. A clínica recebe pagamento integral pelos serviços prestados, pois a outra metade do auxílio fica por conta do cliente.
A presidente acredita que a população farroupilhense não tem noção do tamanho do problema e que se a situação assim continuar, sem o apoio público, levando-se em consideração a grande procriação dos animais, daqui a pouco tempo se tornará caótica.
A ARCCA aceita qualquer tipo de doação, podem ser rações ou valores em dinheiro. Também são realizados brechós em prol da associação, do qual são comercializadas roupas, calçados e bijuterias, todos os produtos doados pela população. A intenção era de serem realizados brechós mensalmente, pois a verba arrecadada auxilia bastante a associação. Porém, devido a poucos donativos, não se consegue nem prever quando vão acontecer, tudo depende da contribuição da população, que como consumidora, é muito participativa, segundo a presidente. A associação também possui hoje 13 animais para adoção, entre as duas espécies.
Para fazer doações em dinheiro existe uma conta bancária para depósito no Banco do Brasil: Agência: 0486-3 – Conta: 31103-0.
O que sinto é um descaso com o assunto. Como cães não votam, não precisam de cuidados. A ARCCA assume um trabalho que deveria ser de cuidado do Poder Executivo. Continuaremos fazendo nossa parte, mas precisamos de apoio, pois só o nosso trabalho está sendo insuficiente. Estamos sozinhos, ressalta Carla.
Mais informações sobre o trabalho da ARCAA através do fone (54) 9103-2232.