Fé supera até o mau tempo
Contratempos atrapalharam, mas não impediram celebrações do feriado religioso nesta quinta- feira (24)
Por causa das obras da praça e clima instável, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus não organizou os tradicionais tapetes em frente à igreja matriz para procissão de Corpus Christi. No Bairro Santo Antônio, onde também seriam produzidos os tapetes, a atividade foi cancelada, também pelo fator clima. Já no Santuário de Caravaggio as celebrações ocorreram normalmente durante todo o dia e os tapetes foram mantidos.
A paróquia Jesus Bom Pastor, do Santo Antônio, realizou celebrações, às 8h e 10h. Ao invés dos tapetes, foram criados quatro capitéis, cada um com um tema: água, lixo e poluição, saúde e fé, segurança e drogas. Os capitéis foram desenvolvidos por moradores dos bairros, jovens catequizandos, catequistas, escolas, ministros, zeladores e clube de mães, em parceria com toda a comunidade.
Já a celebração da Igreja Matriz, foi realizada no interior da própria igreja, com a reunião das demais paróquias, procissão e encenação do evangelho. Ao final da celebração, foram entregues aos fiéis, lembranças confeccionadas por jovens da cidade. Pacotes de palha de milho, com sementes crioulas – que não sofreram mudanças geneticamente – simbolizam a vida nova e tudo que podemos cultivar.
Padre Paulo Roque Gasparetto comenta que o envolvimento da comunidade foi bom, mesmo com a perda do lado artístico, pela cultura dos tapetes. Acho justo que os fiéis participem na comunidade que melhor lhe convir, pois o que nos importa não são os números, mas a participação de todo o público, ressalta o pároco.
Acredito que a cidade é formada por dois pés: trabalho e fé, principalmente pela colonização italiana, e por isso sempre há grande participação, acrescenta.
Encenações
As encenações do evangelho sempre são abertas para toda a comunidade e este ano contou com um grande número de jovens. Airton Lopes, que representou um dos judeus e também levou sua filha Lívia Lopes para as encenações é um participante assíduo, já tendo feito parte das representações inúmeras vezes. Disse ter sido muito emocionante poder demonstrar fatos tão importantes na história da religião católica. Ensaios semanais foram realizados por todo o grupo, e a união e comprometimento de todos, trouxe a demonstração perfeita para a celebração.
Tentei deixar de lado meu catolicismo, para conseguir representar o judeu o melhor possível. Foi muito gratificante, todos ficamos muito unidos e sentimos o real significado da santa eucaristia relata Lopes.