Defesa Civil de Farroupilha está em alerta e ajudando a socorrer famílias atingidas

Diversas entidades estão mobilizadas e trabalhando para minimizar os estragos causados pela chuvarada

Silvestre Santos
silvestre@ofarroupilha.com.br

O Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) de Farroupilha está em alerta para a situação provocada pela chuvarada que atinge Faroupilha, a Serra Gaúcha e quase todo o Rio Grande do Sul desde a segunda-feira, 29. “Estamos atuando no que nos cabe, fazendo o que é possível neste momento, desde colocação de lonas para cobrir residências destelhadas, tirando a água de moradias com uma bomba cedida pela prefeitura, e até mesmo contenção de lona com areia para evitar que volte a entrar água onde conseguimos remover”, disse a presidente do Resgate Voluntário de Farroupilha e membro do Nupdec, Natália Fachinelli de Almeida Freitas.

Conforme Natália, a orientação do serviço de Resgate Voluntário e Defesa Civil de Farroupilha é para que a população se mantenha em alerta, com cuidado redobrado nas proximidades de rios, açudes e bueiros, porque o nível das águas está subindo cada vez mais. Ainda de acordo com a presidente do Resgate Voluntário, “as famílias atingidas de alguma forma pelas fortes chuvas devem entrar em contato com a Ouvidoria da prefeitura, que está coordenando e orientando os atendimentos no grupo da coordenação da Defesa Civil, inclusive organizando deslocamentos para as eventuais emergências”.

Socorro às famílias atingidas pelas chuvas inclui a colocação de lonas para cobrir as casas e retirada da água de dentro das moradias. Fotos: Divulgação/Nupdec

No Rio Grande do Sul

No âmbito estadual, a Defesa Civil emitiu, nesta terça-feira, dia 30, dois alertas para inundação dos rios Jacuí e Taquari. Os avisos são válidos até a manhã desta quarta-feira, dia 1º. Dados da Agência Nacional de Águas apontam que o nível do Rio Taquari atingiu 20 metros na manhã de terça no município de Estrela e ultrapassou a cota de inundação, que é de 19 metros. Em Taquari, o rio ultrapassou os 6 metros quando a cota de inundação é de 8m50cm, chegando ao estado de alerta.

A rota de perigo de inundação do Rio Taquari passa pelas cidades de Muçum, Encantado, Roca Sales, Arroio do Meio, Lajeado, Bom Retiro do Sul e Taquari. Já o Rio Jacuí subiu dois metros desde a noite de segunda-feira, 29, no trecho entre as cidades de Cachoeira do Sul e Rio Pardo, e segue em elevação. O nível estava em 7 metros no final da manhã desta terça, sendo que a cota de alerta é de 8 metros e a de inundação é de 9 metros. O trajeto em alerta compreende os municípios de Cachoeira do Sul, Rio Pardo e Charqueadas.