Eleições 2016: dicas de um especialista
Em ano de eleições municipais, o publicitário e consultor de Marketing Político Aléferson de Menez lança um guia prático para quem quer se eleger vereador. Nesta matéria ele dá algumas dicas sobre o que não fazer. Mais? É pagar para ver
| Claudia Iembo
| Especial
Momentos delicados. Vivê-los é receio para alguns, mas para outros, oportunidade. Depende do foco de cada um. Sendo consultor de Marketing Político e especialista em comunicação digital, você teria coragem de lançar um guia prático com estratégias digitais e contemporâneas para campanha ao cargo de vereador em um ano repleto de momentos delicados na política? Aléferson de Menez teve e apresenta, nesta semana, seu Supervereador.com.
O produto é um guia prático online com estratégias digitais e contemporâneas. São 121 dicas táticas que compõem um curso de preparação para a disputa, já que estamos às portas das eleições municipais. É um passo a passo sobre como construir uma imagem, vendendo-se como não político, fugindo dos clichês e utilizando ferramentas contemporâneas como o whatsapp, por exemplo. As pessoas querem eleger pessoas normais porque diante do que estamos vivendo, o político é um ser odiado. Então, quem se mostrar diferente ganha destaque, aposta Menez pela experiência que possui.
O especialista, a pedido nosso para aguçar o interesse pelo conteúdo criado, forneceu dicas sobre os clichês a serem evitados em campanha. Pegar uma criança no colo e beijar para sair na foto, utilizar carro de som e impressos de forma exagerada são ações que podiam funcionar lá nos anos 90, mas hoje é preciso mudar a visão para mudar a forma de ser visto. Quem quer se eleger não pode ser invasivo e tem que ter a imagem construída por atitudes porque política é trato, é relacionamento, ensina.
Por que vereador?
O publicitário começou a escrever o conteúdo em outubro e valeu-se da experiência adquirida no auxílio a um amigo que queria eleger-se vereador. Por causa disso estudou Marketing Político voltado para as plataformas digitais e daí aconteceram os convites para a participação nas campanhas de 2012. De lá para cá, muitos estudos e pesquisas.
No supervereador.com, Menez focou o cargo pensando nas pessoas que não possuem verbas, orientação ou suporte para a realização de uma campanha eleitoral, também por isso o preço do produto é acessível, segundo ele.
As vendas seguem até junho para todo o Brasil, mas com o forte de divulgação nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Paraná. A meta é chegar ao número de 100 cursos vendidos. A pessoa compra, recebe um login, senha e entra para a área de membros. Aí tem um tempo para absorver o conteúdo e colocá-lo em prática para as eleições.
Planos
Ale Menez, como é chamado, vive com Aline há 10 anos. Aos 29 não tem filhos, mas é pai de cinco cachorros adotados: Lupi, Nina, Marvin, Amora e Pepeu.
Trabalha ligado ao que acontece no mundo digital e por isso tem o sonho de viver na praia, vendendo consultoria pela Internet. Também pensa em um Mestrado para dar aulas e faz planos de ir a Fortaleza de moto, sua outra paixão. Sabe que sua atividade poderia levá-lo a qualquer grande centro urbano, mas não abre mão de pegar o carro e poder chegar logo onde quer.
A tranquilidade aparente esconde uma agitação interna, típica de quem produz muito na agência de comunicação na qual trabalha, nos projetos que idealiza e nas colunas que escreve semanalmente neste jornal. Daí a familiaridade do rosto a você, leitor.
O gaúcho, natural de Porto Alegre, tem não só coragem a seu favor, mas uma veia contemporânea na qual circula um sangue apaixonado pelo o que faz. Suas criações são resultado disso e explicam o fato de fazê-lo enxergar momentos delicados como oportunidades.