Eleições das associações de bairros acontecem no próximo dia 23 de julho

No próximo dia 23 de julho, das 8h até as 12h, acontecem as eleições para eleição das novas diretorias das

No próximo dia 23 de julho, das 8h até as 12h, acontecem as eleições para eleição das novas diretorias das associações de bairros de Farroupilha. Já a eleição da União das Associações de Bairros (UAB) acontece somente em outubro. Segundo o presidente da UAB, o aposentado Celestino Henicka, 19 chapas estão inscritas, mas somente em dois bairros haverá eleições de fato: América e Cruzeiro. Nos demais, por haver apenas uma chapa inscrita, as eleições serão por aclamação, não sendo necessário uma quantidade mínima de votos, apenas que se cumpra o protocolo eleitoral.

O único bairro que não teve chapa inscrita foi o São Luiz. Não teve chapa inscrita e não nos deram motivos. E é um dos bairros que tem pouca para não dizer nenhuma participação em reuniões. Nem na eleição passada o São Luiz teve chapa inscrita, afirma Celestino.

As associações que possuem sede própria farão em suas respectivas sedes. As associações que não possuem sede geralmente usam o salão comunitário do bairro, explica o presidente.

De acordo com Celestino, a UAB tem feito o possível no trabalho de reintegração dos bairros. Sentimos o pessoal muito desmotivado em relação as associações. Antes existia uma boa parceria com o poder público, hoje sentimos o poder público um pouco distante. Existem reivindicações dos moradores dos bairros, mas na hora de fazer alguma coisa, ninguém faz nada. Muitas vezes a diretoria daquele bairro já está sobrecarregada e precisa dar uma resposta para aquele morador. Então há esse distanciamento com o poder público.

Para o presidente, o maior desafio da UAB hoje é fazer com que os bairros tenham força. Eles precisam de uma entidade mãe que os represente. E como a UAB não tem recursos financeiros para auxiliar as associações, muitas vezes deixamos a desejar em coisas que dependem de dinheiro. Não temos respaldo do poder público, então vamos andando com as próprias pernas do jeito que dá.

Celestino encerra destacando as principais demandas dos bairros e como elas são tratadas pela UAB. As principais demandas dos bairros são na área de infraestrutura: saneamento básico, calçamento, e principalmente segurança. Procuramos fazer um trabalho em conjunto com a Brigada Militar neste último quesito. Eles frequentam as reuniões da UAB. É uma parceria importante, que nos ajuda muito e graças a ela implantamos o policiamento comunitário em alguns bairros.