Eles vivem para e pelos outros

Nesta sexta-feira, dia 18 de outubro, é comemorado o Dia do Médico. O JF conversou com três especialistas de diferentes áreas para uma avaliação sobre o cenário da saúde

Poder contar com o conhecimento e o profissionalismo dos médicos para salvar vidas e encontrar soluções para  problemas físicos e psicológicos que nos atormentam em muitas circunstâncias, é motivo o suficiente para  parabenizá-los pelo seu dia, comemorado nesta sexta-feira, dia 18 de outubro. Mas, mais do que isso, eles lidam, ouvem e percebem as grandes demandas de sua área e, por isso, o JF ouviu de três médicos com especialidades diferentes, para saber de suas opiniões sobre o cenário atual da saúde.

Os três convidados são os médicos Thiago Brunet, Fernanda Miranda Bordin e Francisco Fontanella, ginecologista, dermatologista e clínico-geral, respectivamente. Apesar de cada um ter trilhado áreas distintas, os três carregam a paixão pelo que fazem. Não me recordo bem. Eu acho que para essas coisas não existe um momento especifico, mas sim, um conjunto de fatores que somados ao longo dos anos desperta o desejo de querer ser médico, lembra Thiago, sobre o desejo da ginecologia. Na verdade, desde muito jovem, ainda como escoteiro, já manifestava interesse na área, pois a minha primeira especialidade como escoteiro foi a de Enfermeiro, fazendo curativos e cuidando dos colegas com ferimentos, conta Fontanella sobre a decisão pela medicina. Já a dermatologista Fernanda relata: Escolhi a dermatologia como especialidade médica em virtude do desafio de poder diagnosticar dermatoses (são mais de  três mil patologias conhecidas), além da oportunidade de poder atender a todas as faixas etárias.

Confira as entrevistas na edição impressa desta sexta-feira.