Estado tira Farroupilha da lista dos municípios em estado de calamidade

Decreto assinado no final da tarde desta segunda pelo govenador Eduardo Leite reclassificou a situação conforme a gravidade dos danos

Silvestre Santos
silvestre@ofarroupilha.com.br

.

O governador Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, assinou no final dessa segunda, dia 13 de maio o decreto 57.614, publicado em seguida no Diário Oficial do Estado (que pode ser acessado via link), reclassificando a posição dos municípios gaúchos quanto ao estado de calamidade pública e situação de emergência. Pelo decreto, Farroupilha não se enquadra em nenhum dos dois quadros. O argumento utilizado por Leite é que, conforme o tempo passa, as informações se tornam mais precisas e dão a dimensão mais próxima da realidade sobre os danos causados pela chuvarada que atinge o estado desde o final de abril.

Conforme as alegações contidas no decreto assinado por Eduardo Leite, a evolução das informações disponíveis sobre os danos humanos, materiais e ambientais, e dos prejuízos econômicos e sociais decorrentes dos eventos climáticos, são mais precisos agora. Por isso, “a partir da maior precisão das informações das áreas afetadas e dos danos ocorridos, verificou-se que os municípios foram atingidos de forma diversa em seus territórios pelo mesmo evento adverso, o que traz a necessidade de reclassificação da intensidade do desastre, se considerado o respectivo território do município, para Nível II em algumas municipalidades”.

Em Farroupilha, a assessoria de comunicação do prefeito Fabiano Feltrin divulgou uma nota que classifica como posição da municipalidade, contestando a retirada do município da lista dos que estão em calamidade pública e a não classificação, sequer, entre os considerados em situação de emergência. O documento diz ainda que a administração municipal está conversando com a Defesa Civil estadual e o próprio governo do estado na tentativa de que a avaliação feita seja reconsiderada.

Diz o município: “Em relação ao decreto nº 57.614, do Governo do Estado, publicado nesta segunda-feira (13/5), que não inclui Farroupilha na lista de municípios em situação de calamidade pública ou emergência, o Município informa que está em contato com a Casa Civil do Governo do Estado e com a Defesa Civil Estadual e Nacional para entender a situação e recorrer do posicionamento. A Prefeitura reforça que as informações prestadas conforme os critérios estabelecidos comprovam que o Estado de Calamidade se mantém inalterado em função de diversos danos provocados na cidade e no interior”.