Feltrin rebate Leite e reforça calamidade em Farroupilha

Prefeito assinou novo decreto ratificando documento do dia 2 de maio que já tinha até reconhecimento da Defesa Civil nacional

Silvestre Santos
silvestre@ofarroupilha.com.br

.

Foi decreto lá e decreto cá! O prefeito Fabiano Feltrin reagiu com agilidade ao documento assinado pelo governador Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, que retirou farroupilha das listas de municípios em situação de emergência ou calamidade pública por causa das chuvas que assolaram o estado desde o final de abril. O chefe do município contra-atacou com novo decreto publicado extraordinariamente no Diário Oficial, ratificando o que havia assinado em 2 de maio, com o mesmo teor.

Feltrin disse que o Comitê de Crise instalado para administrar os problemas causados pela chuvarada continua abastecendo a base de dados do escritório da Defesa Civil gaúcha, seguindo o regramento estabelecido para estas situações. O prefeito dá ênfase que os danos provocados pelo mau tempo atingiram a cidade e, de forma mais intensa, o meio rural. E que a adversidade climática chegou também ao Hospital Beneficente São Carlos.

Dentre os critérios da Defesa Civil que comprovam a calamidade, o prefeito Feltrin citou a interdição de pontes entre comunidades do interior e rachaduras encontradas, por exemplo, na estrada Salto Ventoso, inviabilizando o trânsito de moradores e o escoamento da produção. Também lembrou dos problemas no perímetro urbano, como tubulações que cederam, sendo necessária, inclusive, a evacuação de pelo menos quatro famílias, de suas residências, no bairro Nova Vicenza, no último final de semana.

Na área da saúde, o chefe do Executivo de Farroupilha disse que o Hospital São Carlos é referência para 34 cidades, e precisou cancelar todas as consultas e exames eletivos previamente agendados devido ao risco de desabastecimento de insumos essenciais. A situação foi gerada pela dificuldade de logística e fornecimento de material, por conta das enchentes que atingem a Região Metropolitana e bloqueios em rodovias estaduais e federais.

Para saber

Em termos regionais, Farroupilha, assim como outras 31 cidades que compõe a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), ficaram de fora da atualização da lista do governo do estado, com exceção de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Santa Tereza, São Valentim do Sul e Veranópolis.