Estudantes intermunicipais têm até 29 de julho para solicitar passe livre

O cadastro e recadastro para estudantes que residem em Farroupilha e precisam se deslocar até outros municípios deve ser feito na AFEI e na Coordenadoria da Juventude

Para estudantes com renda de até R$ 1.302 por pessoa da família, e que utilizam linhas de ônibus já existentes, o cadastro deve ser efetuado na Coordenadoria da Juventude que está vinculada a Secretaria Municipal de Gestão e Governo. O setor funciona como agente intermediário e facilitador do transporte gratuito pelo Estado, auxiliando no preenchimento de cadastro, controle, entrega de documentação até o recebimento do passe livre.

Temos o controle de toda a documentação entregue, das datas de encaminhamentos, dos retornos, datas dos avisos e data de início de recebimento das passagens. Além disso recebemos a listagem das pessoas que utilizam o passe livre do estado pela empresa Ozelame, salienta a coordenadora da Juventude, Fabiana Dal Ponte.

Fabiana ainda explica que existem duas entidades estaduais para as quais a coordenadoria trabalha, a UGES – União Gaúcha dos Estudantes e UEERS – União Estadual dos Estudantes. A UGES atende aos alunos de curso técnico, pré-vestibular, ensino médio, ensino fundamental, finaliza.

Já estudante cuja a renda por integrante da família ultrapassa R$ 1.302 o benefício deve ser solicitado junto a AFEI – Associação dos Estudantes Intermunicipais de Farroupilha. A entidade atende estudantes intermunicipais de primeira graduação, pós -graduação, mestrado, doutorado e afins.

Stevam Merlini, presidente da AFEI destaca o trabalho efetuado atualmente pela entidade. Hoje, contamos com 1.149 associados, e além de efetuar a gratuidade municipal, nosso trabalho consiste também em efetuar a distribuição para os bairros dos estudantes e adequar a logística do transporte dos mesmos, já que atendemos também alunos do interior do município.

Efetuamos o transporte para todas as universidades/faculdades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Canoas, conclui Merlini.