Expectativa para o mercado de trabalho mostra otimismo, embora comparação com 2022 revele índices menores

O cenário atual do mercado de trabalho vem demonstrando um crescimento mais vagaroso em relação ao último ano e apontando

O cenário atual do mercado de trabalho vem demonstrando um crescimento mais vagaroso em relação ao último ano e apontando que, embora a perspectiva seja de boas ofertas de emprego nos próximos meses, a busca para quem precisa de um trabalho imediato pode se estender um pouco mais.
Essa visão geral se reflete na adaptação que os setores produtivos vêm fazendo levando em conta mudanças econômicas, troca de governo e o reflexo de uma crise mundial que acaba afetando as relações econômicas internas.
O Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul divulgou na última semana, Carta do Mercado Formal de Trabalho do mês de março, em que apresenta os números do mês de referência para o Brasil, o Rio Grande do Sul e Caxias do Sul, elaborado a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e do Ministério da Economia (ME).
Para se ter uma ideia, esse estudo traça comparativos entre os resultados do primeiro trimestre de 2023 com os números do cenário brasileiro atual e com o que foi registrado no mesmo período em 2022, no município vizinho. Ele apresenta uma diminuição percentual no saldo de empregos formais entre o trimestre de 2022 e 2023 de 28,90%. Enquanto o Brasil relatou 15% de diminuição trimestral.
Esse estudo confirma dados divulgados por demais órgãos do país que mostram que o terceiro mês do ano teve mais demissões que contratações.
Conforme o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a taxa média de desemprego no Brasil subiu a 8,8% no primeiro trimestre deste ano. Para a coordenadora de Trabalho e Rendimento do Instituto, Adriana Beringuy, esse fato tem uma característica muito sazonal, pois este período é marcado por mais pessoas procurando emprego após o fechamento de vagas temporárias.
Os empresários da região ressaltam um avanço um pouco mais lento em suas atividades, e isso acaba afetando a abertura de novos postos de trabalho. Mesmo assim, eles reforçam que vagas são abertas todos os dias, porém, a qualificação de mão de obra é um fator importante na hora da contratação, o que acaba dificultando o preenchimento do cargo pretendido.
Mesmo com tudo isso, a previsão é que em 2023, o mercado de trabalho na região da Serra apresente uma tendência gradual de recuperação e crescimento, impulsionada pelo aumento da atividade econômica da região.

FOTO: Divulgação

Balcão do Trabalhador registra menos ofertas de emprego em comparação ao mesmo período do ano passado

Esse panorama geral quanto às vagas de emprego também é percebido em vários municípios da Serra, inclusive em Farroupilha. Se em 2022, ocorreu uma reestruturação do mercado e um aquecimento nos diversos segmentos, que mostraram índices mais elevados na oferta de vagas nos primeiros três meses do ano, em 2023 os apontamentos são um pouco menores. Mesmo assim, Farroupilha tem ofertas, principalmente nos setores de serviços e indústria.
De acordo com o secretário municipal de Habitação e Assistência Social, Jorge Cenci, atualmente junto ao Balcão do Trabalhador há aproximadamente 120 vagas. Ele comenta que é um número menor se comparado ao ano anterior, onde neste período, mais de 300 vagas eram ofertadas. Para ele, isso pode ocorrer em decorrência de fatores econômicos e a adaptação de um novo governo, o que causa certa instabilidade no mercado. “Mesmo com esse número menor, em relação aos outros anos, temos toda a semana vagas voltadas a diversos segmentos da indústria, comércio e serviços, oferecendo oportunidades para pessoas sem experiência ou com qualificação, também para pessoas com ensino fundamental, ensino médio e até nível superior”, comenta o secretário.
Cenci também destaca que o Balcão do Trabalhador é um facilitador entre as empresas que procuram colaboradores e o cidadão que está atrás de uma recolocação no mercado de trabalho. “Somos intermediários nesse processo. Os interessados devem levar seu currículo e as profissionais do Balcão vão realizar o encaminhamento dentro das qualificações de casa um. Importante frisar que, a contratação é de responsabilidade das empresas”, ressalta.
No mesmo setor é confeccionada a Carteira Digital e realizado o encaminhamento para o Seguro Desemprego.
O Balcão do Trabalhador fica na Rua Tiradentes 411. Fone do Balcão e SINE: (54) 9 9686 3930

Onde procurar as oportunidades de trabalho
Entidades do município, como CDL, Sindilojas e CICS podem auxiliar quando o assunto é recolocação no mercado de trabalho. Através de banco de currículos, ou por anúncios de vagas oferecidas pelas empresas associadas, conforme a demanda dos segmentos. Vale a pena ficar de olho nos sites e redes sociais de cada entidade.
Importante frisar que as instituições não são as contratantes, elas são intermediárias entre as empresas e os interessados nas vagas. Recebem os currículos e os encaminham.
Agências de emprego e sites especializados são possibilidades. Quem está em busca de emprego também tem a opção de conferir em sites na internet e perfis nas redes sociais. Existem grupos de whatsApp e de Facebook exclusivo para vagas de emprego, onde os candidatos podem solicitar participação e ficar por dentro das oportunidades diariamente.

Vagas disponíveis no Balcão do Trabalhador na data de 08/05/2023

Agente de saneamento TER HABILITAÇÃO B e ENSINO MÉDIO COMPLETO
Alimentador de linha de produção EXIGE ESFORÇO FISICO
Analista de crédito TER EXPERIÊNCIA NA FUNÇÃO
Armador de ferros
Auxiliar administrativo TER EXPERIÊNCIA NA FUNÇÃO
Auxiliar de almoxarifado TER EXPERIÊNCIA NA FUNÇÃO
Auxiliar de estoque TER EXPERIÊNCIA NA FUNÇÃO
Auxiliar de linha de produção TER EXPERIÊNCIA NA FUNÇÃO
Auxiliar de linha de produção
Costureira de máquinas industriais TER EXPERIÊNCIA NA FUNÇÃO
Montador de estruturas metálicas TER EXPERIÊNCIA NA FUNÇÃO
Montador soldador TER EXPERIÊNCIA NA FUNÇÃO
Operador de jato de granalha TER EXPERIÊNCIA NA FUNÇÃO
Operador polivalente da indústria têxtil
Pintor industrial TER EXPERIÊNCIA NA FUNÇÃO
Polidor de metais
Soldador de solda à forte TER EXPERIÊNCIA NA FUNÇÃO
Técnico em biotecnologia
Vendedor interno TER EXPERIÊNCIA NA FUNÇÃO

REPORTAGEM: Adriana Lins