Farroupilha na Região Metropolitana
A Assembleia Legislativa aprovou na última terça-feira, dia 06, o projeto do deputado estadual Vinícius Ribeiro, que cria a Região Metropolitana da Serra Gaúcha. 13 municípios, entre eles Farroupilha, estão inclusos no projeto que agora vai para sanção do governador Tarso Genro

Foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa na última terça-feira (06), o Projeto de Lei Complementar 21/2013, de autoria do deputado estadual Vinicius Ribeiro (PDT), que prevê a criação da Região Metropolitana da Serra Gaúcha, cujos municípios inclusos são aqueles que até então faziam parte da Aglomeração Urbana do Nordeste (AUNe): Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Pinto Bandeira, São Marcos e Santa Tereza – além de Antônio Prado e Ipê, inclusos por emenda. Além disso, também foi aprovada emenda que altera a nomenclatura para Região Metropolitana da Serra Gaúcha. Inicialmente, o projeto sugeria Região Metropolitana de Caxias do Sul.
Ao defender a proposta na tribuna, Vinicius ressaltou: Formar a Região Metropolitana da Serra Gaúcha é pensar no futuro, agindo no presente. É a garantia de planejar, unir e resolver problemas regionais com soluções convergentes. De acordo com o parlamentar, o próximo passo é a sanção pelo governador do Estado, Tarso Genro, que tem o prazo de 30 dias para apontar a sua decisão a contar a partir da data de recebimento do ofício, que ele acredita que ocorra até hoje (09).
Para o deputado, Farroupilha será muito beneficiada, assim como as demais cidades, uma vez que as ideias e ações tomadas em conjunto aumentam as possibilidades de conquistar ótimos resultados. Farroupilha estando na Região Metropolitana da Serra aumenta a possibilidade de retorno financeiro do governo federal, observa. Conforme Ribeiro, entre estas facilidades, está o acesso a programas habitacionais e também de infraestrutura, que vão desde a instalação do trem regional, reparo de estradas, prestação de serviços, organização de territórios, etc. Para ele, a integração destes municípios servirá também para acelerar os acordos com as prefeituras e lideranças para a aprovação de projetos.
No entanto, o parlamentar ressalta que, após a aprovação do governador Tarso Genro, há outro desafio a ser superado. Segundo ele, a lei precisará ser regulamentada e, por isso, será muito importante o debate das prefeituras para a criação de um fundo específico e de uma comissão permanente e interdisciplinar. Ele ainda destaca que a criação da Região Metropolitana da Serra Gaúcha só fará sentido se houver a conversão de projetos em nível nacional.