Farroupilha teve quase metade da chuva do ano em apenas 15 dias

Volume da precipitação pluviométrica que atingiu o município foi divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia

A prefeitura de Farroupilha realizou na manhã desta segunda-feira, 13 de maio, um levantamento do acumulado de chuvas registrados no município ao longo das duas últimas semanas, junto ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os dados apontam que a cidade recebeu o equivalente a 43,6% do total de chuvas prevista para todo o ano, em menos de 15 dias.

A precipitação iniciou em 28 de abril e se tornou mais intensa dia 29, provocando enchentes, queda de barreiras, deslizamento de encostas, rompeu estradas e derrubou pontes e pontilhões. Até esta segunda, 13 de maio, já são 147 óbitos registrados na tragédia que atinge 447 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul.

Segundo a meteorologista Andréa Ramos, do Inmet, entre a segunda-feira, 29 de abril, e o domingo que passou, 12 de maio, o volume da chuvarada chego a 780 milímetros em Farroupilha. Já a projeção anual para a cidade é de 1.781,9 milímetros. Andréa lembra que um milímetro de chuva equivale a um litro de água por metro quadrado.

Ainda de acordo com a meteorologista, a chuva deve parar até o final desta segunda-feira, dia 13. Porém, o frio deve chegar com força na terça e quarta-feira, com mínimas na casa dos 4ºC e máxima de 12ºC nos dois dias. A chuva retorna na quinta-feira e deve castigar a cidade, de novo, pelo menos, até o sábado.

A prefeitura alerta a população para que, se puder, evite o trânsito em estradas da região, uma vez que o solo das encostas ainda se encontra úmido e com risco de desmoronamento. Para quem precisar, a estrutura do Albergue Municipal está funcionando, e o Parque Cinquentenário está pronto para, se houver necessidade, ser mais um abrigo à disposição da comunidade.

Para saber

Em situação de emergência, a comunidade deve entrar em contato com as forças de segurança pelos telefones:

  • 190 da Brigada Militar
  • 193 do Corpo de Bombeiros
  • (54) 99999.5955 da Defesa Civil.
  • A Ouvidoria Municipal também está à disposição através do telefone (54) 98404.5537.