Dia do Automóvel: uma revolução verde em andamento

“O Brasil não fica para trás e tem em andamento o projeto de um carro voador 100% nacional, que está em fase de produção pela Embraer”

Antonio Feldmann
Jornalista e Coordenador da Eletric Move Brasil

.

A evolução das tecnologias de mobilidade no Brasil e no mundo ganha um ritmo frenético neste momento da história da humanidade, com veículos que, há bem pouco tempo, só se viam em filmes de ficção ou em desenhos animados, como o da família Jetson, que voava alto numa cidade futurista. O futuro chegou e é agora. A China já deflagrou a corrida pela produção de carros elétricos voadores, buscando aprovação também fora de seu território. O Brasil não fica para trás e tem em andamento o projeto de um carro voador 100% nacional, que está em fase de produção pela Embraer, empresa que atualmente é presidida por um conhecido dos caxienses, o ex-CEO da Marcopolo, Francisco Gomes Neto.

Além de carros voadores, há uma verdadeira revolução ocorrendo na indústria automobilística, uma disputa pela criação de carros menos poluentes e mais sustentáveis, buscando reduzir a dependência do petróleo e fomentar novas tecnologias como a elétrica, a de biocombustíveis, o etanol e o hidrogênio. É um esforço para reduzir a emissão de carbono na atmosfera e frear o assustador e destruidor aquecimento global.

E, como inspiração a partir de 13 de maio, em que se comemora o Dia do Automóvel, reforça-se a necessidade de refletir sobre o papel da inovação na mobilidade humana como elemento para um planeta mais “verde”.  A data marca a inauguração da primeira autoestrada do Brasil: a rodovia Rio-Petrópolis, que ligava a então capital federal do Rio de Janeiro à cidade serrana no mesmo estado. Hoje, a estrada é parte da BR-040 e o trecho recebe o nome de “Rodovia Washington Luís”, em homenagem ao presidente que a inaugurou, em 1926.

Caxias do Sul também assumiu papel de vanguarda ao realizar, no ano passado, a primeira edição da Eletric Move, a Mostra de Veículos e Mobilidade Elétrica, exibindo ao Brasil a diversidade de veículos elétricos em produção, de ônibus a caminhões, passando por automóveis, motos, bicicletas, drones, cadeiras de rodas, empilhadeiras e vans.

]Neste 2024, a Eletric Move se consolida no cenário nacional, ao realizar um dos maiores eventos de eletromobilidade e sustentabilidade do Brasil, de 7 a 10 de novembro, no Parque da Festa da Uva. Além de apresentar tecnologia e inovação, a Feira reunirá especialistas do segmento, de renome nacional e internacional, para debater o futuro da mobilidade e de que forma podem-se reduzir as emissões de carbono para, literalmente, salvar o planeta. É uma missão de todos, um compromisso inadiável e urgente, ainda mais em tempos como os que vivemos no Rio Grande do Sul.