Feira de Agroecologia oferece alternativa para o pequeno produtor rural e consumidores

Foi lançada na última terça-feira a Feira de Agroecologia. A iniciativa é o resultado da parceria entre a prefeitura e

Foi lançada na última terça-feira a Feira de Agroecologia. A iniciativa é o resultado da parceria entre a prefeitura e a  recém-criada Associação Farroupilhense de Agroecologia. O evento contou com a presença de integrantes da  Associação, do Centro Ecológico de IPÊ, da Associação Encosta da Serra e dos meios de comunicação. Esta é a  primeira feira de produtos livres de agrotóxicos de Farroupilha. A Feira tem o apoio da Secretaria de Agricultura, do  convênio com o Centro Ecológico de Ipê e na aposta de produtores no cultivo destes produtos.

Para o secretário de Agricultura, Fernando Silvestrin, a Feira deverá ser muito positiva. É uma feira nova, inédita. Muito importante para nosso agricultor, comemora Silvestrin. Ele informa também que os agricultores membros da associação terão assistência técnica do Centro Ecológico de Ipê, que atende municípios da Serra Gaúcha e também do Litoral.

A Associação Farroupilhense de Agroecologia é composta por mais de 50 famílias o que proporciona uma alternativa para a agricultura familiar. A Feira vai ser uma grande oportunidade para os associados comercializarem seus produtos, destaca o secretário. Silvestrin diz que a produção e a comercialização de produtos livres de agrotóxicos estão em franca expansão em todo país.

No ato de lançamento, junto ao Centro Administrativo Avelino Maggioni, Claiton Gonçalves assinalou a importância de se preservar o meio ambiente e estes tipos de investimentos. Nós somos o resultado daquilo que encontramos o solo. Um povo é resultado de seu ambiente. O que vocês estão fazendo hoje é plantar um novo jeito de viver, filosofou o prefeito.

Vejo com muito entusiasmo, é a afirmação do presidente da Associação Farroupilhense de Agroecologia, Tarso  Ribacki. A feira é uma oportunidade de incentivo de produção e comercialização desta atividade.

Ribacki afirma que a associação tem condições de comercializar os produtos ecológicos. São oferecidos para a comunidade de 10 a 15 itens.

Segundo ele, a comercialização será feita diretamente ao consumidor. O presidente acredita também que a feira vai desenvolver na população o hábito de adquirir produtos ecológicos. Com a feira a população vai saber o lugar, o dia e a hora certa para comprar seus produtos, afirma. Para o agricultor, a expectativa é a melhor possível. Espero que a comunidade prestigie a Feira. Que vá até a Praça da Bandeira conhecer e adquirir os produtos que estaremos oferecendo, conclama ele.

Na foto: Tarso Ribacki, Pedro Lovatto, Marcio Ferrari, Paulo De Cesaro, Sergio Barbieri, Antoninho Mire, Rejane Gaheller, Lindomar Gressani, Ana Carolina Garcia, Eloi Pandolfi (Associação Farroupilhense de Agroecologia), Leandro Venturini (Centro Ecológico de Ipê), Luis Antonio Pasini, Adenor Kruger (Representantes da Associação Encosta da Serra), Vereador Ildo Carteiro, integrantes da Secretaria da Agricultura e o prefeito, Claiton Gonçalves.