Gerente da Corsan esclarece dúvidas

Gerente da empresa em Farroupilha, Álvaro Jacobsen, fala sobre a questões importantes do trabalho prestado pela empresa na cidade A

Gerente da empresa em Farroupilha, Álvaro Jacobsen, fala sobre
a questões importantes do trabalho prestado pela empresa na cidade

A exemplo da edição 1978, quando publicamos uma matéria esclarecendo dúvidas sobre o trabalho da Rek Parking (empresa responsável pelo estacionamento rotativo pago em Farroupilha), hoje apresentamos o trabalho da Corsan, empresa responsável pelos serviços de água, saneamento e esgoto. Assim como o estacionamento rotativo pago, o serviço da Corsan divide opiniões entre elogios, críticas e dúvidas. Confira a seguir os principais temas esclarecidos por Jacobsen de acordo com a situação atual do trabalho da empresa em Farroupilha.

Situação das valas abertas pelas Corsan nas ruas da cidade? Por que as valas ficam meses abertas?
Devido aos feriados de natal, ano novo e carnaval, a empresa que terceirizamos para nos prestar este serviço teve um pouco de dificuldade para atender a demanda, mas agora já está sendo tudo normalizado.

Situação da empresa que estava fazendo a canalização dos bairros?
Está correndo um novo processo licitatório em Porto Alegre, para darmos continuidade a este trabalho, porém, ainda não temos uma previsão de quando sai o resultado desta licitação. Estamos cobrando muito e, inclusive, o executivo municipal está cobrando muito também.

Para onde está indo o esgoto em Farroupilha?
Como o sistema de esgotamento sanitário não está pronto, o esgoto cloacal é filtrado através de fossas e vai para o esgoto pluvial, o qual é despejado em sangas e córregos do município.

Situação da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do bairro Santa Catarina?
Foi desapropriada uma área de 9,7 hectares e está sendo licitada a obra. É a mesma situação do processo licitatório do serviço de canalização dos bairros: tudo correndo em Porto Alegre, mas sem previsão de quando sai o nome da empresa vencedora. Idem estamos cobrando agilidade e neste caso, os moradores do bairro Santa Catarina também estão cobrando muito nas redes sociais.

Índice de poluição das barragens do Santa Rita (Linha Julieta) e Burati (quantidade recomendada e em quanto está atualmente)?
Ainda não podemos dar uma resposta porque dependemos de um laudo técnico, que já estamos solicitando com antecedência ao setor competente.

*Situação de balneabilidade do Salto Ventoso e do Balneário Santa Rita
*No decorrer da semana nossa reportagem também entrou em contato com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fabiano Piccoli, questionando sobre a balneabilidade (qualidade da água para banho) do Salto Ventoso e se existe algum projeto para que o Balneário Santa Rita possa um dia ter novamente condições favoráveis para banho. Fabiano foi enfático em sua resposta.
Colhemos uma amostra de água do salto ventoso e enviamos para a UCS, onde ela está sendo analisada. O resultado deve sair dentro de uma semana. Mas se você me perguntar hoje, eu te digo que não, a água do Salto Ventoso não é apropriada para banho. E também não temos nenhum projeto de balneabilidade tanto para o Salto Ventoso quanto para o Balneário Santa Rita. Como você sabe, está sendo realizada uma obra no parque do Salto Ventoso e como próprio nome diz é um parque, não é um balneário. Queremos tirar da cabeça das pessoas essa cultura de tomar banho no Salto Ventoso, não apenas porque é perigoso, mas também porque é um parque, não é um balneário. Se você for no Parque do Caracol em Canela, por exemplo, você não pode entrar na água. Queremos que as pessoas entendam isso no Salto Ventoso também.