Grêmio conquista o pentacampeonato gaúcho de olho no retorno à Série A
Vitórias sobre o Ypiranga de Erechim e manutenção da hegemonia estadual dão tranquilidade para enfrentar o principal desafio da temporada: a Série B
Grêmio conquista o pentacampeonato gaúcho de olho no retorno à Série A
Vitórias sobre o Ypiranga de Erechim e manutenção da hegemonia estadual dão tranquilidade para enfrentar o principal desafio da temporada: a Série B
Para o Grêmio, o valor da vitória do último sábado contra o Ypiranga, por 2 a 1 na Arena, foi maior que o pentacampeonato gaúcho. Mais do que manter a hegemonia no Estado desde 2018, o título foi importante neste momento, no começo da temporada 2022. Isto porque o principal desafio começa neste final de semana, contra a Ponte Preta, em Campinas. A disputa da Série B visando ao retorno à Série A em 2023.
O caminho até a conquista do último final de semana começou ainda em janeiro, ainda com o técnico Vagner Mancini. Mesmo vencendo os primeiros jogos, o time não mostrava solidez nem a evolução esperada. Por isso, o clube optou por demitir o técnico e chamar Roger Machado. Com dificuldades nas primeiras rodadas sob o novo comando, o time mostrou um bom padrão na última rodada da primeira fase, curiosamente na vitória de 2 a 0 sobre o Ypiranga, time que enfrentaria na final.
Antes, porém, era preciso passar pelo rival Internacional. Vitória surpreendente e sólida por 3 a 0 fora de casa deu condições de administrar o jogo de volta e carimbar a vaga para a decisão. Enquanto isso, o time de Erechim superava o Brasil de Pelotas.
Na final, duas vitórias sobre o time do Alto Uruguai – por 1 a 0 fora de casa e 2 a 1 na finalíssima – garantiram o penta e a confiança para a disputa da Série B.
Do Estadual ficam algumas avaliações importantes: o lateral Orejuela e o atacante Diego Churín deixam o clube, mas o elenco cresce com as afirmações do jovem Bitello, do volante Villasanti (que fez suas melhores apresentações pelo Grêmio após a chegada de Roger) e de Pedro Geromel, que depois de um 2021 bastante irregular, voltou a ser a segurança defensiva do time. Há ainda o retorno de Kannemann, que está se recuperando de lesão, além de novas contratações que vêm sendo anunciadas.
O quarto pentacampeonato estadual do Grêmio já está na história, mas se foi o tempo em que isso era suficiente para o ano ser considerado um sucesso. A temporada “que interessa mesmo” para o Tricolor começará no apito inicial da partida deste sábado, em Campinas.
ESPECIAL: Daniel Lunardi Jacques