Com foco no cliente, Grendene avança em inovação

Empresa acelerou processo de transformação e pretende testar de forma ágil mais de 50 projetos ligados aos novos comportamentos dos consumidores

Em 2022, a Grendene, principal exportadora de calçados do Brasil e uma das maiores produtoras mundiais, promete avançar em sua estratégia focada na experiência do consumidor e consolidar sua posição de protagonista no setor, por meio do fortalecimento de sua estratégia de inovação.
Um dos pilares da transformação é o Bergamotta Labs, sistema de inovação que desenvolve projetos trazendo novas formas de acessar o consumidor, tanto para as marcas atuais da empresa, como também para novas oportunidades de negócio. Além disso, o Bergamotta contribui para a formação do mindset de inovação no público interno e outros empreendedores. Lançado em 2020 com um time de quatro pessoas, já conta com 23 profissionais especializados em áreas como dados e tecnologia, pesquisa e tendências, novos materiais, experiência do usuário, entre outras.
A área foi responsável por desenvolver projetos diferenciados como a plataforma Nuar, marketplace direcionado a pessoas que buscam repensar suas formas de consumo, com soluções sustentáveis, transparentes e circulares; o Alugue Melissa e o Melissa Circular, que fortalecem o conceito e ações da economia circular, contribuindo para o reuso e a destinação correta de calçados da marca. Atualmente, projetos relacionados ao metaverso, games e NFTs também fazem parte do pipeline do Lab.
No último ano, o Bergamotta Labs – que tem como propósito criar a testar soluções inovadoras que aproximem pessoas e negócios de forma sustentável – estreitou laços com o ecossistema de startups através do Grendene Aproxima, programa de seleção de parceiros com soluções inovadoras para desafios mercadológicos.
O Bergamotta Labs é uma iniciativa de inovação da Diretoria de Negócios Digitais, inaugurada na empresa em 2019. A gestão do sistema de inovação é responsabilidade de Daniel Gandolfi, gerente da divisão de inovação da Grendene, que também participou da implementação das operações digitais e direct to consumer. Para ele, a sinergia com empresas inovadoras de todos os tamanhos é a chave para projetos disruptivos. “Em 2022, o objetivo do Bergamotta é testar de forma ágil até 50 projetos em estágio de prova de conceito, dos quais alguns passarão para MVP e projeto piloto. O time está conectado a todas as nossas áreas e tem foco em iniciativas de médio e longo prazo ligadas a novos comportamentos do consumidor e de mercado em escala global”, explica.
Com foco nos fatores essenciais para o desenvolvimento de novos negócios, em 2021 o “Berga” se instalou junto ao Instituto Caldeira, importante hub de inovação do Sul do País.