Hoje o dia é delas

O dia Internacional da Mulher, celebrado hoje (08), representa muito mais do que um dia de maior valorização ao sexo feminino, é uma data para comemorar as tantas conquistas obtidas pelas mulheres ao longo dos anos. Para homenageá-las e alertá-las quanto aos seus direitos, inicia na tarde de hoje a V Jornada da Mulher de Farroupilha

O chamado sexo frágil, que até hoje continua lutando por sua liberdade e igualdade de direitos, tem superado preconceitos e mostrado sua força e competência a cada conquista adquirida perante à sociedade. A instituição do dia Internacional da Mulher marcou esta luta que perdura até hoje. A data foi escolhida no ano de 1910, em uma conferência na Dinamarca, para homenagear as operárias mortas no dia 8 de março de 1857 em um incêndio em Nova Iorque, após reivindicarem melhores condições de trabalho, como redução na carga diária de trabalho e equiparação de salários com os homens. Muito embora tenham conseguido grande valorização e espaço tanto no âmbito pessoal como profissional ao longo destes anos, ainda há uma significativa parcela de mulheres que sofre preconceito e violência por parte dos homens.

E foi pensando em homenagear todas as mulheres farroupilhenses e alertá-las quanto à violência doméstica e aos seus direitos, que as Secretarias Municipais da Assistência Social e Cidadania, e Educação, Cultura e Desporto, os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e a Coordenadoria da Mulher realizam de hoje (08) ao dia 18, a V Jornada da Mulher. O tema deste ano é Mulher: Agente de Transformação Social. A abertura oficial ocorre às 18h30, na Praça da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus.

Confira mais detalhes na edição impressa dessa sexta-feira.