Hospital São Carlos recebe novo tomógrafo
Aparelho foi entregue na tarde da última quinta-feira. Demanda acumulada de exames tem previsão de ser sanada em 60 dias

Na última quinta-feira, dia 7, o Hospital Beneficente São Carlos (HBSC) recebeu um novo aparelho, um tomógrafo de 16 canais com suporte para até 250 kg e vida útil de 80 tomografias/dia. Conforme Luciane Fátima Sperling, diretora do Hospital, o aparelho que havia até então, estava muito defasado e não conseguia mais atender a demanda. Quatro volumes grandes e mais três menores compõem o maquinário que pesa ao todo duas toneladas. A entrega se iniciou às 8h30 e terminou às 14h20, devido aos grandes volumes.
Para fins de comparação, o antigo aparelho possuía apenas 1 canal, suportava até no máximo pessoas de cem quilos e tinha vida útil de 10 a 15 tomografias por dia. O custo do novo tomógrafo foi de US$ 280 mil e a compra foi feita no Japão. Tivemos que reestruturar todo o Serviço de Diagnóstico por Imagem São Carlos (Serdisc) para o recebimento do aparelho. Esta mudança agilizará muito os atendimentos, visto que todos os pacientes serão beneficiados, explica a diretora. A partir da próxima segunda-feira, dia 11, um técnico da empresa fornecedora iniciará a instalação do equipamento.
A previsão de início de operação do novo aparelho é de 3 a 4 semanas. Enquanto isso, pacientes urgentes e emergentes serão atendidos pelo Hospital Pompéia, de Caxias do Sul, conforme acordo que já ocorre há alguns meses.
Junto ao novo tomógrafo, irá operar um novo gerador, pois o antigo não supriria a demanda do novo maquinário. O antigo gerador de 50 KW deu lugar a um gerador de 400 KW. Em breve, o HBSC também receberá um CR, aparelho conversor de imagem analógica em digital. Para ter um bom diagnóstico, é preciso ter uma boa imagem. Por isso buscamos constantemente inovar as tecnologias, explica Danielle Marcolla, coordenadora do Serdisc.
Ela destaca que em 60 dias a demanda acumulada de exames será atendida pelo novo equipamento, que poderá servir também, municípios vizinhos. Ganham os pacientes e o corpo clínico, pois tudo torna-se mais ágil, resume.