Inclusão social para todos

Aconteceu neste sábado a primeira reunião da nova entidade municipal de cuidado para as pessoas com deficiência física

No último sábado, dia 30, das 10h às 12h, a secretaria municipal de Assistência Social e Cidadania, abriu suas portas em prol de uma nova causa. A ideia partiu da colunista deste jornal, Rosana Almeida, mãe de uma cadeirante, que em parceria com a Associação Farroupilhense de Deficientes Visuais (AFADEV), buscam criar uma associação para pessoas com deficiência física.

Neste dia, aconteceu a primeira reunião aberta ao público, para discutir a ideia e buscar apoiadores. A comunidade toda esteve convidada para participar desta reunião.

O objetivo da futura entidade, é ajudar as pessoas com deficiência física quanto a acessibilidade, ao lazer, educação, inserção no mercado de trabalho, serviços de saúde, direitos e também deveres. Este tipo de entidade, que trata exclusivamente a pessoas com deficiências físicas diversas é inexistente no município, tendo mais próximos de nós apenas a Associação Regional de Deficientes Físicos (A/RAMPA), localizada no bairro Pioneiro de Caxias do Sul, que trabalha com o mesmo ideal.

Outro ponto a ser conquistado, é a presidência da futura entidade. A ideia é que ela seja presidida totalmente pelas pessoas com deficiências, assim como a AFADEV, entidade apoiadora. Desta forma, além de dar uma oportunidade de trabalho, incentiva-se as demais pessoas para participarem.

Com o tempo, segundo Rosana, será buscado novas parcerias com as demais entidades do município que prestam serviços assistenciais para estas pessoas. Quem não é visto não é lembrado, a ideia é ajudar, mesmo que em coisas simples, completa Rosana.