Inadimplência bateu recorde no primeiro semestre

Informações são da Câmara de Dirigentes Lojistas de Farroupilha (CDL), através do banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC)

Em 2011, a inadimplência já registrava alta no comércio varejista farroupilhense, seguindo a mesma tendência a nível estadual e nacional. Em 2012 não está sendo diferente. A inadimplência registra recordes. Segundo dados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Farroupilha (CDL), o número de inclusões de Janeiro a Maio de 2011 no banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) foi de 1.417 CPFs, e no mesmo período de 2012 já registra a inclusão de 2.743.

Segundo Altair de Oliveira, Vice-Presidente da CDL Farroupilha, a alta inadimplência trouxe junto o aumento da demanda pela proteção ao crédito, e consequentemente, vários concorrentes surgiram no mercado ofertando a informação restritiva, inclusive em Farroupilha. Ele destaca que a missão do SPC-CDL é recuperar crédito para os empresários do comércio varejista farroupilhense.

Podemos medir isso através do nosso balcão de atendimento e através dos avisos de registros. Recuperamos para o lojista em até quinze dias cerca de 35% das dívidas; em até 30 dias cerca de 51% das dívidas e em até 90 dias cerca de 65% das dívidas. Possuímos em nossa base de dados mais de 6.000 CPFs com registro, sendo uma média de dois contratos por CPF.

Altair destaca ainda que a entidade presta um serviço de utilidade pública, realizando gratuitamente em sua sede consultas para a comunidade. Em média são realizadas 900 consultas por mês, e em pesquisa realizada, cerca de 90% destas pessoas tem a intenção de pagar a dívida, contribuindo assim para a recuperação de crédito do lojista.

Outro dado interessante é que FARROUPILHAno crediário 64% dos devedores no SPC são mulheres e 36% são homens. Já no cheque 63% são homens e 37% são mulheres, enquanto o indicador por faixa etária aponta que a faixa mais endividada é dos 25 aos 29 anos, sendo também a que mais consome.

Em Farroupilha o empresário costuma vender não somente para consumidores da cidade mas também da região. Através do SPC oferecemos informações de toda a Serra Gaúcha, onde se concentram mais de 20 mil empresas associadas ao movimento lojista. Por exemplo, um CPF que possui registro no SPC de Caxias do Sul, o lojista só irá ver esse registro no banco de dados do SPC da CDL de Farroupilha. Somando os registros do SPC de Caxias e de Bento Gonçalves, são mais de 78.000 CPFs inadimplentes. Estes registros podem ser visualizados em nosso site de consultas, o SPC Empresa (www.spcempresa.com.br). Em 2011 ministramos treinamentos para as empresas e hoje os empresários possuem autonomia e gerenciamento sobre sua carteira de clientes inadimplentes, ressalta.

Altair encerra destacando mais uma vez a qualidade dos serviços oferecidos pelo SPC. Com certeza o SPC é a maior ferramenta em recuperação de crédito a disposição dos lojistas, porque além de estar presente em todo o Brasil, tem a parceria com a SERASA. Qualquer tipo de financiamento é consultado nestes dois bancos de dados. É uma segurança para todo lojista porque o consumidor vai ter que regularizar sua situação onde ele está comprando. Estou no comércio há mais de 30 anos e desde o início utilizo este serviço.