Mestul alerta para o frio intenso esta semana

Frente fria que atravessa o Uruguai traz chuva nesta terça-feira para diversas regiões gaúchas

Montevidéu tem nesta segunda-feira muitas nuvens e rajadas de vento, o que deixa o Rio da Prata agitado na famosa praia de Pocitos (foto de Laura Corvalán no Instagram). A nebulosidade é resultado de frente fria que está atravessando o Uruguai e traz chuva amanhã para diversas regiões gaúchas, com baixos volumes na maioria das localidades. Já o vento decorre do ingresso no Prata de uma forte massa de ar polar. Forte incursão de ar polar é esperada amanhã, especialmente da tarde para a noite do Centro para o Norte do Estado e já no começo do dia na Metade Sul gaúcha. A Campanha já deve amanhecer com frio intenso.

Será uma massa de ar frio de trajetória continental e não marítima, derrubando a temperatura na Argentina, Uruguai, Paraguai, parte da Bolívia, e ainda no Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Marcas negativas devem ser anotadas nos Aparados da Serra e Planalto Sul Catarinense já na madrugada de quarta. Na quinta, mínimas perto de 0ºC e mesmo negativas, sobretudo em baixadas, podem ser registradas em varias regiões gaúchas e de Santa Catarina. Deve gear na maior parte dos dois estados e em setores do Paraná, inclusive com forte intensidade em alguns pontos, especialmente na quarta, o que pode trazer danos para a agricultura. Nas áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina existe ainda o risco de geada negra. O interior do Uruguai também deve ter mínimas abaixo de zero e geada (heladas).

A madrugada mais fria e de geada mais ampla deve ser a da quarta-feira com marcas entre 0ºC e 5ºC na maior parte do Estado, exceto em áreas planas mais próximas da costa e da Lagoa dos Patos que devem ter nuvens e até instabilidade em alguns momentos no decorrer da quarta e da quinta. Pela continentalidade do ar polar, deve fazer muito frio nas Metades Oeste e Norte do Rio Grande do Sul.

Alguns modelos de computador insistem na chance de neve nos Aparados e Planalto Sul Catarinense entre o final da terça e a manhã de quarta, mas outros secam a atmosfera rapidamente com a chegada do ar gelado, eliminando a possibilidade do fenômeno. Por isso, estamos atribuindo uma probabilidade pequena para o fenômeno, já que não se poderia descartar. Caso venha a ocorrer, deve ser breve, fraca e isolada. A chegada do ar polar entre amanhã e quarta deve se dar com rajadas de vento, que no Litoral Sul podem atingir 80 km/h, deixando o mar agitado na costa gaúcha.
(Metsul Meteorologia)