Metroplan assume Região Metropolitana da Serra
O diretor-superintendente da Metroplan, Oscar Gilberto Escher, anunciou ao deputado Vinicius Ribeiro (PDT), em reunião realizada na tarde de quinta-feira,
O diretor-superintendente da Metroplan, Oscar Gilberto Escher, anunciou ao deputado Vinicius Ribeiro (PDT), em reunião realizada na tarde de quinta-feira, que a Fundação está assumindo a Região Metropolitana da Serra Gaúcha (RMSG). Na prática, isso significa que dará início ao plano de trabalho para operacionalizar a nova estrutura política. Por emenda do deputado Vinicius, foi garantida a inserção de recursos para a RMSG, para o orçamento do estado de 2014.
Neste momento, o corpo técnico da Metroplan, que participou do encontro, já trabalha na definição de calendário com as primeiras ações. Em janeiro serão estabelecidos os regramentos e organograma para funcionamento da Região. Em fevereiro, essa formatação será discutida com os prefeitos, legislativos e técnicos dos municípios integrantes, para posteriormente levar essa discussão à sociedade organizada, por meio de entidades, associações, sindicatos e comunidades.
A Metroplan também pretende trabalhar numa proposta de Fundo Regional, que vai gerir e dar sustentabilidade às ações concretas. Da mesma forma, estuda a estruturação do Escritório Regional – tanto físico quanto técnico, para operacionalizar os projetos e a sua execução. Também na quinta, a Assembleia aprovou projeto que prevê a contratação de 51 novos técnicos. A Fundação está efetivamente assumindo a Região Metropolitana da Serra, a fim de garantir a sua consolidação, destacou Oscar.