Catafesta assume o Legislativo em 2014
Eleição ocorreu na última terça-feira

O acordo foi cumprido. Sedinei Catafesta, do Partido Republicano da Ordem Social (PROS), foi eleito, por oito votos a sete, o presidente do Legislativo farroupilhense para 2014. Ao seu lado, estão Maria da Glória Menegotto (PDT) como vice, Vandré Fardin (PSB), como segundo vice-presidente, Ildo Dal Soglio e Marcio Güilden (ambos do PT) como primeiro e segundo secretários, respectivamente. A oposição esteve representada por Raul Herpich (PP), Arielson Arsego, Maristela Pessin, João Reinaldo Arrosi e Juvelino De Bortoli (todos do PMDB).
Catafesta destaca que seu partido está alinhado ao Plano de Governo de Claiton Gonçalves. Desta forma, como vereador e líder de partido, nos declaramos da situação, afirma. O vereador sublinha que sempre foi um parlamentar de construção. E por isso que simplesmente ir de encontro a um determinado plano de governo poderia impedir o pleno desenvolvimento e crescimento de Farroupilha. Audácia é uma palavra que leva consigo. Segundo ele, Claiton Gonçalves possui a bravura e a coragem para gerir o município: Os compromissos são muitos, mas isso é sinal que muito se quer e se fará pelo município, temos de ser audaciosos, e por isso que o dr. Claiton hoje é o prefeito, analisa.
Questionado sobre os planos que não conseguiu colocar em prática na primeira gestão como presidente (em 2012), Catafesta diz que o parlamentar se depara com muitas limitações para exercer a vereança e, dentre elas, o impedimento na realização de projetos que possam gerar despesas à municipalidade. Diferentemente do que muitos pensam ou imaginam, a principal função do vereador é fiscalizar a julgar o poder Executivo e, desta forma, buscar conjuntamente ao prefeito e sua equipe, as melhorias e mudanças necessárias e também cobradas pela comunidade, explica.