Micélios inspiradores: Casa Anselmi abre as portas para a mostra Natureza Tecida

.

A Casa Anselmi, em Farroupilha, abre suas portas em evento para convidados com a Exposição Natureza Tecida, da artista autodidata Sandra Anselmi, no próximo sábado, dia 26 de abril. A casa, que data de 1934, foi interconectada a fios e tramas desde a parte externa até suas salas, percorrendo paredes e tetos até o porão, onde apresenta-se uma floresta de cogumelos e seus micélios.

Natureza Tecida faz parte da programação do Projeto Portas para a Arte da Fundação Bienal do Mercosul e pode ser visitada pelo público, por meio de agendamento, durante a semana até o dia 1º de junho. Os micélios, parte vegetativa dos fungos, formam um conjunto de filamentos emaranhados que se desenvolvem no substrato. 

São os responsáveis pela absorção de nutrientes e pela sustentação do fungo, além de desempenharem um papel importante na interação com outras plantas e na recuperação de solos. Por lembrarem os conceitos de solidariedade e conexão, foram escolhidos como tema por Sandra, que se serviu de fios e sobras de resíduos da produção malheira da família, tricotados pela artista. 

A inspirada Sandra é também a diretora criativa e designer da Anselmi. Ela vem expandindo os limites do meio têxtil em suas obras construídas a partir de técnicas artesanais, combinadas com tecnologia 3D. A diretoria da Bienal, que visitou a exposição, se mostrou encantada. “Arte admirável, descentralizadora, relevante para o local e o país”, resume a presidente da Bienal do Mercosul, Carmen Ferrão.

Para saber

Casa Anselmi

  • Rua Júlio de Castilhos, 2650, Bairro Vicentina, Farroupilha, RS
  • Agendamento de visitas (durante a semana): (54) 9 9978.6752
  • Finais de semana: das 10h às 17h

Carmen Ferrão, presidente da Bienal do Mercosul, com Sandra Anselmi, diretora e designer da Malharia Anselmi e autora do trabalho e da exposição. Foto: Débora Zandonai