Novo Idese mostra Farroupilha na 42ª posição de desenvolvimento

O resultado da pesquisa recentemente divulgada pelo Idese coloca Farroupilha, pelos números apresentados, numa situação de desenvolvimento de nível Médio no Estado, inferior a 0,800. O destaque ficou por conta do bloco denominado Saúde em que alcançou nível Alto, 0,866

A Fundação de Economia e Estatística (FEE) divulgou no início do mês os resultados do novo Índice de desenvolvimento sócio-econômico (Idese), que avalia municípios e regiões do Rio Grande do Sul. Os números foram calculados com base em uma mudança de metodologia proposta pelos técnicos da FEE, que utilizaram indicadores diferentes dos que eram aplicados até 2007, ano de divulgação do último resultado. A série atual é referente a dados de2007 a 2010. Entendemos que muitos indicadores estavam desatualizados, não respondiam mais com qualidade à realidade dos municípios, explica o pesquisador Rafael Bernardini, coordenador do Núcleo de Indicadores Sociais e Ambientais da FEE, que coordenou a reformulação.

O Idese é uma avaliação que tem como objetivo medir o grau de desenvolvimento e serve de comparação para classificar os municípios do Rio Grande do Sul, apontando distorções e inconstâncias. O Idese, portanto, para a sua elaboração, está dividido em três blocos: Educação, Renda e Saúde. Cada um deles possui valores variáveis de zero a 1. Zero significa nenhum desenvolvimento e 1, desenvolvimento total. Considera-se a classificação do indicativo Alto acima de 0,800, Médio entre 0,500 e 0,799 e Baixo, abaixo de 0,499.

FARROUPILHA: 42º LUGAR

Com os indicativos do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE) de 0,780, Farroupilha se coloca na 42ª posição em âmbito estadual em relação ao desenvolvimento dos 496 municípios gaúchos. No bloco Educação, com o indicativo de 0,720, sua posição foi a 92ª. Em Renda com índices de 0,754, 41º lugar. No bloco Saúde com 0,866, Farroupilha situou-se na 71ª colocação. Na Região Nordeste/Serra Gaúcha, entre 43 municípios Farroupilha ficou no indicativo IDESE em 15º lugar, no bloco Educação em 14º, Renda também 14º, Saúde 20º lugar.