O multitarefa Chico Sutilli

Empresário do setor calçadista há 17 anos, Sutilli aproveita o
aniversário de sua empresa para
compartilhar suas atuações,
nas quais também está a de vereador

Dizem que “a fruta não cai longe do pé” e muitos empresários por este Brasil afora são a prova disso, pois abraçam a profissão de seus pais, dando continuidade ao ofício. Aqui em Farroupilha existem inúmeros casos, nascidos aqui mesmo ou migrantes, como Eurides Sutilli, ou como é conhecido, o Chico Sutilli, empresário do setor calçadista e vereador pelo Partido Liberal.
Nascido em São Valentin, o segundo de oito irmãos passou a infância no oeste catarinense, de onde saiu para vir a Farroupilha, atrás de emprego. Nasceu Eurides, mas a irmã mais velha, chamando a vizinha para conhecê-lo quando nasceu disse: “Venha ver meu Chiquinho”. Apelido ficou.
Chegou à serra em 1993 e fez de tudo um pouco: trabalhou na Lojas Colombo, vendeu tecidos, fabricou calçados, fez transporte escolar, mas como afirma: “nunca largou o ramo calçadista, no qual esteve envolvido na dublagem de tecidos e na produção de componentes em diversas linhas”. Herdou do pai, agricultor e sapateiro, o gosto pelo produto.
Sua empresa, a Hellen Sutilli, acaba de completar 17 anos fornecendo ao mercado forrações para calçados, palmilhas de vários tipos de materiais, além da dublagem de tecidos – técnica que une dois tecidos para gerar um terceiro mais resistente e firme – e tecidos em geral, além de produzir palmilhas para o “knit” (sapato em malha) da marca Anselmi. “Estou neste setor desde 94. Comecei como funcionário e há 17 anos tornei-me empresário. Costumo dizer que é preciso ser guerreiro para ser empresário em nosso país porque temos deveres, mas não temos direitos e ainda assim sobrevivemos e tocamos o barco”, diz o homem que conduz uma empresa com nove funcionários, localizada no bairro Nova Vicenza, em Farroupilha. 80% da produção é terceirizada.
Segundo ele, os altos e baixos da economia impulsionam a necessidade de expandir a atuação e embora o calçado seja o carro-chefe, Sutilli começa a olhar para os setores de confecção e o moveleiro. “Precisamos pensar em alternativas, pois não se pode jogar fora o que se fez em uma vida”, defende.

Política
Eleito vereador pelo PL nas eleições municipais de 2020, este tempo na vida política já está deixando seus ensinamentos ao empresário. “Atuar na política é complicado, vai muito além do pensam porque estamos falando de uma empresa com quase 75 mil pessoas. É bem complexo e eu ainda estou me habituando a este ambiente”, confessa neste começo de mandato.
Com tantos afazeres da vida empresarial e política, Sutilli também é pai de Hellen, que há três anos responde pelo financeiro da empresa que leva seu nome.
O empresário, que constantemente faz visitações aos clientes, sabe da importância de fidelizar quem confia em sua marca e não mede esforços para isso. Tanto é verdade que ele mesmo diz que “o produto acaba se vendendo sozinho”.
Os desafios que Chico Sutilli enfrentou e enfrenta nesta trajetória como empresário – e agora, como político – certamente prosseguirão, assim como seu traço multitarefa, tão essencial para o alcance dos objetivos.

Há 17 anos Sutilli vive as peculiaridades da vida de empresário
Há 17 anos Sutilli vive as peculiaridades da vida de empresário. FOTO: Cândida Photo Art/Valfredo De Cesaro
Valdir e Chico manuseando as máquinas da Hellen Sutilli. FOTO: Cândida Photo Art/Valfredo De Cesaro
A equipe: Chico, Hellen, Maria, Moacir, Zé, Paulo, Valdir e César. FOTO: Cândida Photo Art/Valfredo De Cesaro
Sutilli e a filha Helen: juntos na vida e nos negócios, que recebem a presença dos felinos Preto e Luna Maria.
FOTO: Cândida Photo Art/Valfredo De Cesaro
Os cães Isma e Mel também estão sempre pela empresa de Sutilli. FOTO: Cândida Photo Art/Valfredo De Cesaro