Parceria objetiva inibir a criminalidade no interior

Com constantes ocorrências de furtos e, infelizmente, com o triste e lamentável episódio ocorrido no final do mês de junho deste ano, que resultou no falecimento de um morador
de Linha Muller, comissão e empresa de segurança criam “Projeto Comunidade Segura”

O programa objetiva, através da instalação de tecnologias para alertas, controle e vigilância, reduzir ocorrências na região. Além disso, se pretende assegurar a proteção das pessoas e do patrimônio; aumentar a sensação de segurança do cidadão, por consequência o índice de confiabilidade; atender as demandas da comunidade em tempo real; prevenir e inibir atividades ilícitas; contribuir com o serviço de inteligência policial, no abastecimento de banco de dados, bem como registrar imagens para posterior serviço de investigação.
A apresentação aos moradores do terceiro distrito foi realizada na quinta-feira, 21/10, na localidade de Linha Muller e contou com a presença de autoridades como o prefeito Fabiano Feltrin e vice Jonas Tomazini, o Tenente Coronel Márcio Uberti Moreira, Tenente Lucas Ribeiro Pereira, delegado Éderson Bilhan, vereador Roque Severgnini, secretário de Desenvolvimento Rural Fernando Silvestrin, demais autoridades e imprensa.
Liderada pelo presidente da Associação Pro-Asfalto, Edson Borsoi, a comissão criada contatou empresas de prestação de serviços de monitoramento, instalação de alarmes e câmeras de segurança que pudessem oferecer produtos de qualidade num pacote especial para os moradores. A ideia é realizar um cercamento eletrônico na região, que tenha como alcance as comunidades de Linha Muller, Salto Ventoso, Nova Sardenha, Mundo Novo, Desvio Blauth, Linha Paese, Linha Ely e São João.
Conforme Borsoi, a Empresa de Segurança Gopp foi a que melhor entendeu as demandas e expectativas da comissão e, dessa forma, a escolhida para a elaboração do projeto de segurança.
Nesta primeira etapa serão instalados equipamentos de alarmes e câmeras de imagens CFTV – Circuito Fechado de TV. Já para um segundo momento, a ideia é que possam ser realizadas filmagens no modelo comunitário, além de serviços de monitoramento pela Gopp, empresa prestadora do serviço.
Edson Borsoi considerou a reunião extremamente positiva, onde pode ser feita a apresentação do projeto, como ele vai funcionar e da empresa parceira para toda comunidade. Ele destacou a participação dos moradores e de autoridades que vieram apoiar o programa. “A presença de todos na reunião foi de extrema importância. Mostrou que estamos no caminho certo, que os moradores querem mais tranquilidade e que as lideranças e autoridades do município apoiam essa iniciativa que poderá beneficiar muito a região. Temos o pronto atendimento das entidades policiais, mas, com esse projeto aumentaremos a segurança e poderemos ainda auxiliar com imagens de possíveis ocorrências”, salientou.
Conforme Borsoi, o próximo passo é fazer a instalação dos equipamentos para as famílias que já aderiram ao programa, esclarecendo dúvidas que possam surgir. “Nós já tivemos até o momento 25 famílias interessadas que estão fazendo avaliação técnica. As demais estão se organizando e se planejando para o investimento. Sabemos que isso tem um custo, mas é para segurança e necessário. Todos entendem a importância disso. Aos poucos vamos construindo uma grande teia de segurança”, ressaltou.
Para os moradores, investir neste tema é fundamental para viver com tranquilidade, reduzindo o estresse e as preocupações do dia a dia. Furtos, vandalismo e depredações podem despertar gatilhos mentais de medo e desconforto, aumentando a carga de estresse e cansaço que acaba impulsionando o desenvolvimento de quadros de ansiedade e até mesmo depressão. “Estamos vivendo sob muito medo nos últimos tempos”, destacaram.
Em breve, comissão, empresa de segurança Goop, poder público, BM e Polícia Civil pretendem organizar uma nova reunião para a instalação do monitoramento comunitário, entendimento de regras e detalhamentos deste processo. Tudo com o objetivo de aumentar ainda mais a segurança.

Adriana Lins
Jornalista

FOTO: Agência Taura/Júnior Pelissari
FOTO: Divulgação