Os 60 anos do Corpo de Bombeiros de Farroupilha

Em Sessão Solene, a Câmara de Vereadores homenageou a história do Corpo de Bombeiros em Farroupilha. O ato foi marcado

Em Sessão Solene, a Câmara de Vereadores homenageou a história do Corpo de Bombeiros em Farroupilha. O ato foi marcado pelo descerramento simbólico de uma placa alusiva as seis décadas de instalação da corporação militar no município.
O ato comemorativo foi proposto pela vereadora Glória Menegotto em abril deste ano, e aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. Em sessão estiveram presentes, o tenente coronel Cleber Valinodo Pereira, cmdt do 5º Batalhão de Bombeiros Militar do RS, e o prefeito Claiton Gonçalves.
O Comando do Corpo de Bombeiros aproveitou a ocasião e homenageou cada soldado presente em Sessão com uma honraria. Além dos militares que atuam no município, soldados da reserva, que serviram ao Corpo de Bombeiros de Farroupilha também foram agraciados.
A Placa entregue pelos Poderes Legislativo e Executivo será afixada na entrada da sede dos Bombeiros de Farroupilha.

O CORPO DE BOMBEIROS
Foi em 24 de setembro de 1956 que, através do convênio entre Estado e Município, houve a instalação da Estação de Bombeiros em Farroupilha. Na época, o grupo contava com uma viatura Auto Bomba prefixo 057, três cabos e oito soldados. O primeiro comandante foi o 2º sgt. Wilson Sandoval.
Atualmente, com uma sede maior, três caminhões, uma viatura de resgate e três administrativas; o Corpo de Bombeiros de Farroupilha age com 14 servidores militares nas atividades de salvamento, resgate, buscas, prevenção e combate a incêndios, além de atuar na prevenção e proteção a vidas das pessoas em edificações e áreas de risco, acidentes de trânsito, acidentes de trabalho, vendavais, deslizamentos de terra, inundações e socorros públicos. Atualmente, o comando é do tenente Ailton Borges Bom.
Vale destacar também que em cumprimento a nova Legislação de prevenção de incêndios, o Corpo de Bombeiros tem atuado de forma intensa em conjunto com órgãos públicos, empresários e CREA, na elaboração e execução de plano de prevenção contra incêndios. É de interesse público geral, difuso, e coletivo a manutenção de sadia condição de vida e segurança.

Receberam a homenagem: 1º Tenente Ailton Borges Bom, Major Sandro Carlos Gonçalves Pereira da Silva, Major Ederson de Albuquerque Cunha, Tenente Coronel Cleber Valinodo Pereira, 1º Sargento Alberto de Andrade Lima, 1º Sargento Julio Cristiano Santos da Rosa, 2º Sargento José Luiz Stradiotti, Sd. Anderson de Lima Dutra, Sd. Everaldo Vaz de Oliveira, Sd. Fernando Araújo Borges, Sd. Ede Nilson Meirelles Carvalho, Sd. Ewerton Silveira de Bitencourt, Sd. Alfeu Daniel Machado da Silva, Sd. Pablo Guerra Maria, Sd. Willian Lusa da Silva, Sd. Vanderlan Moraes Andrade, Sd. Leonardo Fenalti Leal, Sd. Marcelo Ferreira Cavalheiro, Cabo Otacílio Fagundes Gonçalves, Tenente Gedi Moraes Soares e Elda Carolina Sandoval (esposa do primeiro comandante, Sargento Vilson Sandoval).