Os anônimos da construção

Um batalhão de operários entrou em cena nas dependências do Impperia na última semana para deixar
tudo pronto. Alguns trabalhavam no local há tempo. Outros vieram auxiliar nos ajustes finais

Tatiane De Bastiani e Valnir Peralta

Tudo pronto. Quem visitar o Impperia Shopping pode não se dar conta, mas para estar tudo concluído, inúmeras pessoas trabalharam intensamente desde o início das obras, em especial, nos últimos dias. Na última terça-feira, dia 6, a reportagem do jornal O Farroupilha esteve presente no local para conversar com estes trabalhadores que fizeram tudo se concretizar.

Charles Santos Nunes trabalhou no alto do shopping por uma semana. Ele é eletricista, caxiense e sua função foi instalar luminárias por toda a extensão do Impperia. O prazo de conclusão de seu trabalho era até a quinta-feira, dia 8. Nunes ainda conta que já fez instalações em outros estabelecimentos comerciais, mas que acredita que o Impperia será um shopping muito visitado, pois além de comércios oferecerá opções de lazer e diversão.

Com quase tudo concluído ao longo deste semana, o trabalho foi dobrado para a parte da limpeza, que precisava deixar tudo ‘no brilho’ para a inauguração. Há duas semanas, Mônica Lira Basques e mais 15 colegas da empresa Serjax vieram ampliar a equipe de limpeza do shopping e agilizar a faxina. Natural de Porto Alegre, Mônica trabalhou em turno de 6 horas e fez limpezas gerais em todas as dependências do Impperia. Há pouco tempo no município, ela descreve Farroupilha como uma cidade que oferece bastante oportunidades, além de contar que foi bem acolhida. Ela considerou o shopping interessante e acredita que ele se consolide como mais um ponto de turismo econômico do município. Sábado já vou estar aqui visitando, ressalta Mônica, empolgada para a inauguração.
Pouco antes de concluirmos nossa visita, Norberto Silveira colocava uma das últimas pedras de piso em um dos corredores próximo a uma das entradas principais do shopping, trabalho de acabamentos. Pedreiro há 15 anos, não chegou a trabalhar no Impperia desde o início de sua construção, está há três meses no local e constrói com ajuda de mais três colegas.

Ele conta que fez os escritórios, banheiros e corredores e que mesmo depois da inauguração, continuará trabalhando no shopping. Algumas das lojas que ainda não serão inauguradas precisarão de alguns acabamentos que serão feitos por Norberto e seus colegas, nas próximas madrugadas, para não interferir com os horários de atendimento do shopping. Norberto constata orgulhoso, por saber que boa parte de tudo foi feito com suas próprias mãos, que o shopping ficou muito bonito ou como ele mesmo diz, ficou 100%.