Porteiras abertas para celebrar a tradição

Ser gaúcho é motivo de orgulho sempre. Mas, na Semana Farroupilha, a satisfação de ressaltar as tradições e de mostrar

Ser gaúcho é motivo de orgulho sempre. Mas, na Semana Farroupilha, a satisfação de ressaltar as tradições e de mostrar o valor de morar em um Estado rico de história e de amor à própria terra, ganha ainda mais força. E assim como em todo o Rio Grande do Sul, a cidade que ganhou o nome da principal revolução de sua trajetória não faria diferente, e dá início, nesta sexta-feira, dia 13 de setembro, às comemorações farroupilhas no Acampamento Farroupilha, montado no Largo Carlos Fetter. O Rio Grande do Sul no Imaginário Social é o tema deste ano e que norteará as atividades e desfiles de todos os municípios do Estado.

Às 12h chegará ao Acampamento a Chama Crioula. A abertura oficial esta prevista para as 19h, antecedendo a apresentação de Alexandre Battisti às 19h30, o show de Renato Borghetti às 20h, e do fandango com o Grupo Eco das Coxilhas, às 21h30.

Ao longo da programação, que segue até o domingo, dia 22, estão previstas atividades de diversos gêneros. Além de  apresentações musicais tradicionalistas, haverá fandangos, exposições culturais das entidades instaladas no local, Festival de Cinema Gaúcho com a exibição de filmes sobre o músico Teixeirinha, torneio de jogos, Festival de Trova, teatro, Concurso Farroupilha Bem Gaúcha, Sessão Solene da Câmara de Vereadores, visitação de escolas, tertúlia livre, missa crioula e apresentação dos CTG’s do município.

O encerramento ocorre no domingo, dia 22, com a abertura do Acampamento às 9h, show do Grupo Farroupilha às 14h, apresentação dos CTGs de Farroupilha – Aldeia Farroupilha, Chilena de Prata, Rancho de Gaudérios e Ronda Charrua às 15h, e o encerramento oficial às 17h. Para marcaro fim das festividades quem se apresenta é Pedro Ortaça.