Prefeitura de Farroupilha vai recuperar estradas estaduais que passam pelo município
Prefeito Claiton Gonçalves anunciou em coletiva de imprensa que o Daer concedeu ao poder municipal as obras de recapagem
Durante anos a prefeitura de Farroupilha vem pleiteando junto ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul atenção às estradas que cortam o município. Foram inúmeras reuniões, propostas de melhorias e operações de requalificação da pavimentação enviadas, mas sem retorno.
Reconhecendo a questão como de suma importância para a população, o prefeito Claiton Gonçalves e a administração do município encaminharam ao Daer, na terça-feira, 16 de abril, uma solicitação para que possam realizar obras de restauração das rodovias estaduais que cortam Farroupilha.
Legalmente, o município não poderia investir seus recursos para recuperar estas vias, por serem responsabilidade do Estado, mas frente ao risco à segurança da população da cidade e também de visitantes, a administração foi atrás desta permissão, e posteriormente à conclusão das obras apresentará os valores gastos para ressarcimento ao estado judicialmente.
Segundo o prefeito Claiton “Não é mais possível, e eu quero falar isso com muita tristeza, que nós tenhamos o cidadão de Farroupilha, o cidadão de Caxias do Sul, de Bento Gonçalves e turistas que passam risco por essas estradas”, explicou. Ele afirmou ainda, que decidiu que fará estas obras pois elas tem desqualificado a nossa cidade, porque por aqui passam veículos de todo o Brasil e do exterior.
O prefeito afirma que as vias urbanas não serão deixadas de lado, uma vez que existem diversas obras de recuperação já em andamento em diversos bairros da cidade.
Conforme o Daer, o órgão enfrenta dificuldades financeiras para quitar uma divida de R$ 13 milhões com a empresa fornecedora de material asfáltico. Deste montante, R$ 11,5 milhões já foram pagos. Com isso, pequenas obras foram realizadas na última semana em alguns trechos da ERS-122, mas cinco dias depois os buracos já haviam retornado.