Procon recebe mais de 400 reclamações em janeiro
As queixas maiores são de instituições financeiras, empresas de telefonia, prestadoras de serviço, fornecedoras de equipamentos e seguradoras

Comprar algum produto com problemas ou contratar algum serviço e não recebê-lo como prometido, é uma situação que grande parte das pessoas já viveu. Entretanto, muitas delas não sabem que tem o direito de reclamar e obter o que lhes cabe. Muitas vezes o caso consegue ser resolvido diretamente no estabelecimento onde foi efetuada a compra do produto ou serviço, mas em outras, é necessária a intervenção do poder público.
Em Farroupilha, somente no mês de janeiro, foram feitos 462 atendimentos no Procon. Para a nova diretora do órgão no município, Fabiana da Silva, a média não é exagerada se for levado em consideração que são aproximadamente 20 reclamações diárias em uma cidade de pouco mais de 60 mil habitantes.
Entre os setores de maior queixa estão as instituições financeiras e telefonia, seguidas de empresas prestadoras de serviços como energia elétrica, água, saúde, educação, TV por assinatura e internet, além de fornecedores de equipamentos e seguradoras. Conforme explica Fabiana, dentre os motivos mais recorrentes está a cobrança por serviços não solicitados e a renovação de contratos sem aviso prévio ao consumidor. Segundo ela, este último ocorre quando é feita uma atualização de cadastro via telefone com o consumidor.
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