Produção de abacate em São Miguel, mais um destaque do nosso interior

No mundo inteiro, em especial na Europa, o abacate tem chamado a atenção por suas propriedades e benefícios para a saúde.
Entre os benefícios da fruta está a diminuição da pressão arterial. O abacate também afasta o colesterol, faz bem ao coração, diminui o cortisol, hormônio do estresse, contribui para o funcionamento do intestino, faz bem para os olhos, ajuda a perder peso e previne a osteoporose.
Tantos pontos positivos chamaram a atenção do empresário Fernando Antonio Zambon, que mora em Caxias do Sul e atua no segmento de alimentação com uma empresa de importação e exportação do côco ralado. Mas em Farroupilha, investiu no abacate, na propriedade que é herança da esposa Fátima Valandro, filha de Irineu Valandro, morador original das terras em São Miguel.
Zambon fez o primeiro plantio de mudas enxertadas em 2018. As mudas vieram de São Paulo e Minas Gerais. Agora está fazendo a primeira colheita das variedades “quintal e fortuna”.
Cerca de 200 pés já estão produzindo abacate e a expectativa é colher de 800 a 1.000 quilos da fruta. Nesta safra, Zambon identificou frutos de quase um quilo a unidade.