Produção de kiwi deve ser 40% menor
Fatores climáticos e doenças desmotivam produtores

Apesar de Farroupilha ser destaque na produção de kiwi, este ano não deve ser de alegria para os produtores. A redução da produção, em razão das condições climáticas do ano passado, deve chegar a 40%, o que tem desmotivado os produtores da fruta. Atualmente, o município possui cerca de 80 produtores de kiwi que plantam em uma área de 130 hectares. A produção anual é de aproximadamente 1,8 mil toneladas. Assim, o município deve deixar de produzir em 2013, cerca de 720 toneladas de kiwi.
Segundo o agrônomo da Emater de Farroupilha, Alfredo Gallina, a produção nacional é de 30%, o restante, porém, é importado de países como o Chile e Itália. Da produção estadual, segundo ele, 40% provêm de Farroupilha, sendo que desta quantidade, cerca de 60% é enviada, principalmente, ao estado de São Paulo.
O custo aos produtores, segundo o agrônomo, é alto para a implantação, em média 50 a 60 mil por hectare. Após, os custos não são considerados altos. O produtor deve ganhar este ano, de R$ 1 a R$ 1,50 por quilo. Apesar de a produção ser menor, o agrônomo ressalta que a qualidade deve ser boa, pois o fruto deverá ser maior em função da diminuição da quantidade de fruta no pé.
Confira a matéria completa na edição impressa desta quinta-feira.